Cabelo impecável, hidratado, sem pontas duplas e com muita, muita vida. Impossível? Nada, menina. Basta usar os produtos de qualidade, fazer hidratações e manter um ritual de beleza aprovado pela dermatologista do Pantene Institute no Brasil, a médica Maria Fernanda Reis Gavazzoni.
Para manter o cabelo bonito e forte, é preciso saber que nem todo xampu é igual e a fórmula conta muito na hora de escolher uma marca e um produto. “Todo xampu faz a limpeza do couro cabeludo, mas nem todo serve para o seu caso. É importante escolher um xampu que atenda às necessidades do seu tipo de cabelo, sendo ele seco, oleoso ou misto”, explica a dermatologista. Um xampu errado, por exemplo, pode aumentar a oleosidade, dar mais frizz ou até deixar o cabelo sem brilho. Por isso, compre hoje mesmo um produto que seja específico para a necessidade do seu fio: controle de oleosidade, ressecamento, queda, caspa, falta de brilho ou pontas quebradiças.
Também é importante não deixar acumular excessos de resíduos no cabelo. Como isso acontece? Simples: todo condicionar, creme, óleo ou outros finalizadores fixam no cabelo e esses resquícios acabam se acumulando no fio. Isso pode deixar a aparência pesada, oleosa ou suja. Para evitar esse tipo de problema, a dica é passar uma vez a cada 15 dias, um xampu antirresíduo. E mais uma coisinha: quando você comprar um xampu para tratar o ressecamento do seu fio, por exemplo, depois de um certo período seu cabelo não estará mais ressecado e o xampu não terá mais utilidade. Neste caso, é importante mudar de produto, sempre abastecendo o fio com o nutriente que está faltando.
Na hora de escolher um xampu, a dermatologista recomenda escolher produtos que sejam à base de silicone porque esse ingrediente na fórmula proporciona uma lubrificação no fio, mantendo-o protegido do calor e das químicas. “O silicone supra a falta dos lipídeos naturais dos fios danificados, formando um filme protetor ao longo da fibra capilar. O silicone diminui o atrito entre as fibras e facilita o pentear, além de proporcionar mais brilho e maciez”, afirma. Fora isso, é preciso buscar ajuda com um especialista em cabelo, como um médico dermatologista ou tricologista. Eles poderão dizer qual produto melhor se encaixa às necessidades do seu cabelo, da fibra capilar e do couro cabeludo.
Outro segredo para manter o cabelo saudável é mantê-lo limpo. De acordo com a médica, podemos, sim, lavar os fios todos os dias, desde que eles não sejam densos ou volumosos. “Quem tem cabelo assim pode lavar um vez a cada dois dias. O Brasil é um país muito quente e ocorre acúmulo de sebo, oleosidade e suor no couro cabeludo, principalmente quando os fios são muito cacheados. A oleosidade que s e acumula na pele do couro cabeludo pode gerar caspa, havendo necessidade de higienização”, afirma.