Saiba diferenciar as técnicas mais famosas para iluminas as madeixas

Você já ouviu falar de mechas tie-dye e texanas? Sabe o que difere a técnica de mechas ombré e californianas? Se até agora você não entendeu a diferença, vem que a gente te explica tim tim por tim tim.

A melhor forma de iluminar os fios é com certeza por meio do processo químico mais famoso: as mechas. Elas que nos acompanham há anos são as campeãs quando o assunto é mudar o visual sem precisar cortar ou pintar o cabelo todo. As mechas dão o ar da graça tanto em morenas, como em loiras e ruivas. É a escolha ideal para quem está a fim de inovar na coloração e se desfazer da monotonia do cabelo monocromático. A técnica ilumina o rosto de quem opta por ela e garante o sucesso do visual.

Já há algum tempo as divas do red carpet começaram a desfilar com um novo método de coloração que desbancou a técnica tradicional de iluminar uniformemente desde a raiz. A releitura arrebatou o coração até das mulheres mais convencionais que se renderam ao charme dos fios claros com a chegada das californianas, ombré hair, texanas e tie-dye.

A grande onda das mechas californianas e ombré hair já foram consideradas uma moda para usar e abusar apenas no verão. Entretanto, desde que caíram no gosto das mulheres, determinaram seu lugar ao sol e, hoje, elas super aparecem nas tendências da próxima temporada. Por mais que o mundo fashion queira ditar moda, quem escolhe o que devemos usar somos nós, e se depender da aceitação da mulher brasileira, essas vieram para ficar!

Por mais que sejam realizadas com técnicas diferentes e assumam resultados diferentes, todas elas se unem por um mesmo efeito: iluminar o rosto e te deixar mais jovem. Agora vamos entender a diferença entre as variações de iluminação das madeixas.

LEIA TAMBÉM: Cabelos Red Carpet – Saiba como fazer este penteado!

Californianas

O nome já é bastante sugestivo, logo de primeira dá pra imaginar um efeito praiano, à lá Califórnia. É justamente isso, o método que se tornou muito famoso no Brasil e, podemos dizer que foi o precursor da trend, é inspirado nos cabelos dos surfistas que usavam parafina na intenção de proteger os fios do sol. Como uma das consequências da água do mar é deixar a cutícula do cabelo mais propensa a alterações e danificações, o resultado da parafina em contato com a água é clarear as madeixas naturalmente. Deixando-as em tons mais claros nas pontas. Trazendo para a realidade de nós mulheres que moramos na selva de pedra e não podemos nos dar ao luxo de fazer mechas naturais na praia, só nos resta correr para o salão. Um bom salão, por favor!

Cali

Mechas californianas
Mechas californianas
Mechas californianas
Mechas californianas

Para identificar as californianas é bem fácil, é quando o cabelo todo está de uma cor e as pontas estão mais iluminadas. A técnica é medir aproximadamente cinco dedos até as pontas e fazer o procedimento nesse espaço. Entre as cores tops na escolha da mulherada aparecem às tonalidades médias como o loiro ou champanhe, nem tão quente e nem tão frio.
Mas isso vai depender da cor atual do cabelo, se for castanho, pode-se optar desde os tons caramelos, ferrugem até os mais claros. Se for loiro, a cor deve ser ainda mais clara, podendo chegar até um platinado. Mas todo cuidado é pouco, no início o efeito não ficava tão bacana porque parecia mais uma listra reta que separava as duas cores. Mas há algumas técnicas diferentes que criam uma união mais discreta entre os tons, causando um efeito mais natural.

Ombré hair

O ombré hair é um termo francês que significa sombreamento do cabelo. A tendência super versátil é uma das preferidas das celebs e fashionistas desde 2010. A moda caiu no gosto da mulherada famosa e até hoje continua reinando, estação após estação. A técnica cria efeitos formando um degradé que começa desde a raiz até as pontas. O inicio da coloração geralmente é feito a contar mais de um palmo da raiz, mas essa definição depende do gosto de cada uma. Algumas preferem deixar apenas uma pequena parte da raiz natural e, deste ponto, começam a colorir os fios. Já outras preferem que os tons apareçam na altura do queixo ou da orelha e assim formem o efeito de tom sobre tom, onde as pontas assumem uma cor bem mais clara que o resto do cabelo.

O retoque da raiz é um dos motivos que levam muitas mulheres a desistir de fazer mechas antes mesmo de começar. O fato é que algumas já se desesperam só ao pensar em retocar as mechas para evitar a divisão entre as cores. Mas isso geralmente acontece nas luzes tradicionais, que são realizadas a começar da raiz de maneira uniforme. Neste caso, dentro de poucos meses, a linha desagradável dá as caras e pede retoque para se manter bonita. Já no ombré hair, esse tipo de situação é certamente evitada.

Nesse método a raiz não recebe nenhum tipo de coloração, fica da forma como veio ao mundo, por isso não há necessidade de uma manutenção periódica. Portanto, como a palavra de ordem é sua, novamente é você quem decide o tempo em que irá fazer a próxima coloração ou descoloração. Essa é uma excelente opção para quem não quer se prender por muito tempo a um processo químico. Você pode tanto optar por retocar dentre três ou seis meses, adiantar ou anteceder esse período, ou até mesmo deixar o cabelo crescer o quanto quiser que o ombré continuará lindo! Para manter a cor sempre em dia, é preciso usar produtos para cabelos coloridos, se a cor escolhida for o loiro, use um xampu silver para desamarelar os fios.

O conjunto da obra é muito harmonioso e dá um charme que poucas colorações conseguem proporcionar. O ombré hair é bacana porque pode ser realizado em qualquer tipo de cabelo, e você pode tudo, nele é você quem manda, mas é claro que com muito bom senso. Os tons vão desde os frios até os mais quentes, as cores mais pedidas são, na maioria das vezes, marrom, caramelo, cobre e loiro. Inspirações é o que não faltam, já que adeptas ao estilo é o que mais tem, o difícil é só escolher seu estilo favorito. Confira abaixo uma seleção das diversas formas de ombré hair.

Ombré hair
Ombré hair

Texanas

Essa tendência é uma parente muito próxima do ombré hair. O efeito degradé continua firme e forte aqui também. A diferença se dá porque nas mechas texanas quem recebe os novos tons são as madeixas internas, ou seja, os fios que vão do meio da cabeça até a nuca. Enquanto o ombré ganha destaque na parte externa.

Outra diferença é onde se iniciam as mechas, elas começam da altura do nariz, a partir daí aparecem iluminações que podem ser criadas com até quatro tons na mesma coloração. A união entre as cores formam nuances muito naturais. O efeito praiano também é uma de suas características que traz um ar descolado para o visual com a coloração que é feita a começar pelos ombros.

Quem deseja ganhar um ar moderno com as mechas texanas precisa tomar cuidado para não destoar as cores das mechas da cor atual da raiz. Isso porque a ideia principal é acrescentar um toque natural ao cabelo com um iluminado que não seja muito contrastante. Por exemplo, os cabelos com cores claras ficam melhores quando iluminados com tons de dourado. Os fios mais escuros se adaptam super bem aos tons de caramelo. O importante é escolher um tom próximo a sua cor natural ou ao tom da sua coloração atual. Já que nas mexas texanas as pontas não ganham evidência como no ombré hair.

Para aquelas que desejam entrar nessa aventura, o melhor a se fazer é procurar um bom profissional, em quem você confie plenamente. Mas é realmente necessário? Sim, porque um das formas de realização dessa técnica é feita de maneira que o cabeleireiro tem a liberdade de criar com as mãos livres. É ele quem irá decidir onde se inicia e onde termina a coloração.

Mechas Texanas
Mechas Texanas

Tie dye: mechas coloridas e modernas

Vocês já devem ter visto uma diversidade de cores no cabelo da linda cantora Katy Perry e das cantoras Rebecca Black, Avril Lavigne, Britney Spears e Rihanna. Essa tendência que usa as cores do arco-íris para criar efeitos super originais, dominou a cabeça das meninas ousadas que resolveram modernizar. A tie dye não é uma trend dos dias de hoje, também fez muito sucesso na década de 60, depois reapareceu na moda dos anos 80, e agora retorna como uma manifestação de estilo, unida a uma boa dose de ousadia que colore as pontas das madeixas com tons para lá de inusitados.

Se você é uma menina mulher cheia de personalidade e quer modernizar de um jeito diferente e original, pode tanto escolher vários tons numa mesma coloração ou uma única cor para dar destaque os fios.
É sempre bom lembrar que as madeixas que passam por processos químicos precisam de atenção especial. O ideal é fazer hidratação antes e depois das mechas e manter uma rotina semanal de tratamento com o uso de uma máscara apropriada para cabelos tingidos. De preferência invista na reconstrução capilar para resgatar a saúde dos fios.

Tie dye: mechas
Tie dye: mechas
Tie day
Tie day
Mechas coloridas Katy Perry
Mechas coloridas Katy Perry
Saiba diferenciar as técnicas mais famosas para iluminas as madeixas
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.