Shampoo Johnson x Formol

Relatório veiculado pela Campanha por Cosméticos Seguros diz que a J&J, gigante do mundo dos cosméticos, usa na linha de shampoos infantis – inclusive no shampoo Johnson, aquele que nós amamos – um conservante chamado quaternium-15, que libera formol.

Como o formol é cancerígeno, a coisa complicou, até porque se trata de um produto de uso infantil.

Aí começou a confusão e muita gente questionou se é perigoso ou não.

Que o formol é cancerígeno, todo mundo sabe. O que não se sabe ao certo é se em concentrações mínimas ele é ou não perigoso.

Antes de entrar nessa “questão”, vale ressaltar que é praticamente impossível não se expor ao formol, que é utilizado em milhares de produtos e cujo uso como conservante, nos limites determinados, não é proibido.

Entretanto, apesar de não ser proibido e de não existirem dados concretos sobre os perigos do formol em baixas concentrações, causa estranheza que a empresa – que inclusive produz para alguns países o mesmo shampoo sem o quaternium-15 – continue comercializando shampoos infantis com essa substância, que, ressalte-se, é uma das maiores causas de eczema de contato em crianças.

Sim, em países como Dinamarca, Holanda, Suécia e Noruega, por exemplo, o shampoo Johnson não contém esse ativo, mas aqui no Brasil, por exemplo, contém.

A pressão foi tamanha que a empresa se comprometeu a retirar progressivamente esse ativo dos shampoos infantis, mas existem outras centenas de produtos, de dezenas de empresas, que continuam utilizando.

E isso é um absurdo, pois se um ativo é potencialmente nocivo, a população não deveria ser exposta a esse ativo até que se comprovasse (ou não), a segurança do mesmo.

Beijos

Ju Lopes

Shampoo Johnson x Formol
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

3 Comments
  1. Luciene Mazarin disse:

    Muito bom saber enquanto isso eu não compro mais esse shampoo.As empresas tem que tratar os consumidores brasileiros com mais respeito.

  2. completíssima e corretas as informações da moçinha ae:
    a cada ano que passa tão tentando cmuflar as coisas lançaram a
    linhas naturals e a gora tem até perfuminho de cabelo.
    tá um rolo essa questõ da johnsosn´s nos EUA, casos comprovados
    ealergias e outras coisas mais:
    Não retirem make com o amarelinho no more tears, usem produtos
    específicos,oftalmologistas e dermatos comprometidos com o serviço
    já estão em campanha
    passem adiante…..please.

  3. essas grandes em presas só sabem sentir no bolso , eu que era consumidora desse produto pros meus filhos nunca mais vou com prar e vou passar a informação adiante .

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.