Ainda não sabe se maquiar? Ajudaremos você!

Com dicas essenciais que farão toda a diferença, ajudaremos você que ainda não pegou as “manhas” de ficar lindamente maquiada. Ensinaremos todos os passos necessários para que a sua pele fique realmente uniforme e para que a maquiagem feita, fique como você realmente deseja no seu rosto.

O começo é sempre essencial para deixar a maquiagem realmente perfeita, por isso, você deve pensar primeiro em limpar a pele. A sujeira agregada à maquiagem só a deixará pesada e feia. Por isso, limpe com produtos que tenham sido desenvolvidos para seu tipo de pele, assim como que sejam especialmente para o rosto.

limpar

Preparando a pele

Depois de profundamente limpa, é o momento do hidratante, pois ele é o primeiro passo para começar a deixar a pele realmente uniforme. Dê preferência por aqueles tenham FPS, assim, além de hidratar a pele você a deixará profundamente protegida contra os raios solares. Detalhe importante: nada de passar qualquer tipo de hidratante, ele precisa ser especial para o rosto. Além disso, o seu tipo de pele definirá qual tipo de hidratante usar, se você possui a pele oleosa, os melhores são aqueles em gel, se você tem a pele seca, os melhores são em creme.

base_rosto (1)

Próximo passo: a base!

Primeiramente, lembre-se de deixar o  hidratante secar muito bem antes de aplicar a base. Essa etapa é bem importante, principalmente para mulheres que não estão acostumadas a utilizar maquiagem. Se você não tinha a mania de usar base quando passava qualquer tipo de maquiagem, esse é o momento de começar a inclui-la, porque ela deixará a pele uniforme.

A primeira coisa que você precisa saber sobre esse produto, é que ele precisa ser da mesma cor de sua pele. Só assim a base cobrirá as imperfeições e ficará totalmente discreta em sua pele. Mas saiba que o objetivo de usar a base é para cobrir apenas pequenas imperfeições. No caso de olheiras mais profundas, é preciso a utilização de um corretivo que precisa ser um tom mais claro que sua pele.

As bases que possuem cobertura maior são as cremosas e as líquidas, mas existem também aquelas que são em pó ou até mesmo em bastão. As que são em pó não são muito indicadas para quem quer uma cobertura perfeita. O momento de espalhar fica a seu critério, pode ser com um pincel específico para bases liquidas ou cremosas, como também pode ser com os dedos. No caso daqueles que são em pó, geralmente elas já possuem a esponjinha adequada para isso.

Logo depois de aplicar, você pode aplicar um pó compacto, mas isso não é regra, se você utilizá-lo uma vez e não gostar muito, pode sim, abrir mão. Ele serve para deixar a pele sem os poros abertos e sem oleosidade. Mas cuidado para não exagerar, porque se você passar demais no rosto, pode acabar ficando com as linhas de expressão muito salientes.

sombra

Dando cor ao rosto

Depois de já ter uniformizado a pele, está na hora de começar a colocar um pouco de cor e vida no rosto. Algumas mulheres têm muito medo de utilizar sombra e acabam caindo sempre na mesmice de apenas um lápis de olho para não errar.

Pois bem, vamos tirar esse conceito de sua cabeça. Você pode sim, utilizar sombra, ela deixa qualquer olhar lindo se for escolhida de maneira correta e aplicada sutilmente. Se você ainda não usa sombra, o ideal para não errar é começar por tons neutros, como marrom, caramelo e preto. Mas é preciso ter cuidado ao aplicá-la, caso contrário ela pode pesar a maquiagem.

Não vamos fazer que você abra mão do lápis de olhos, até porque ele ajuda a dar o acabamento na maquiagem dos olhos. Utilize-o por cima da sombra e na parte de baixo dos olhos, na parte externa. Já na interna você pode usar um lápis branco para abrir o olhar. Para finalizar a maquiagem dos olhos, a máscara para cílios é fundamental.

Nas bochechas aplique o blush, sempre com cuidado para não exagerar. Ele precisa ser muito bem aplicado, porque só queremos dar um ar de vida ao rosto, nada de ficar com as bochechas sendo o destaque da maquiagem.

batom basico

Na boca você pode usar o tom de batom que mais gosta. Se ainda não é acostumada a usar, pode começar por cores mais básicas que deixem a maquiagem bem neutra. Essa dica é bem válida para todas as mulheres que não são acostumadas a usar maquiagem. Justamente para não se sentir estranha, você pode optar por tons e cores neutros, e com o tempo e o costume, ir acrescentando mais cor, ou seja, deixe as maquiagens coloridas para mais tarde. Pode ainda pode optar por um gloss, que deixa a maquiagem bonita. Mas cuidado! Se você tem a boca muito grande, ele a deixará ainda maior.

Para dar um plus na maquiagem, você pode colocar alguns pontos de luz que ajudarão a deixar o rosto iluminado, no caso dos olhos, são nos cantos, com uma sombra clara e meio brilhosa, mas precisa ser muito bem espalhada para não ficar exagerada.

Você só aprenderá a se maquiar se começar a testar. Comece em casa, ou quando for na casa de uma amiga, esse é o momento de fazer alguns testes, de criar intimidade com determinado produto que você tenha vontade de usar. Você só saberá, por exemplo, se gosta mais de base líquida ou em pó, se testar as duas. Assim como as cores de sombras, você só saberá a que mais gosta se testar algumas, então invista em uma paleta de sombras que possa te dar opções de escolha. Assim você poderá variar. Outra dica é passar maquiagem, inclusive, nos churrascos de família, isso é ótimo, porque parentes sempre são sinceros e você pode perguntar o que eles acharam, principalmente se você não usava maquiagem alguma.

Ainda não sabe se maquiar? Ajudaremos você!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Juliana Bolzan

Jornalista, apreciadora de alguns mundos paralelos e pessoas diferenciadas. Escritora há pelo menos 10 anos. Com sonhos na cabeça e vontades de realizar. Gaúcha. No momento trabalha ajudando as pessoas a serem melhores tanto na parte física, quanto emocional. Com convicções muito concretas sobre a vida, e o amor. Ama as palavras, as letras e as pessoas. Pois acredita que cada um tem algo a ensinar.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.