Categories: Maquiagem

Batom de Longa Duração: A Melhor Forma de Usar!

Lembro quando comecei a escrever aqui no Patricinha Esperta e falava que detestava batom e todo mundo dava risada, porque esse é o item de maquiagem que toda mulher usa e ama.

Nunca fui fã de cor nos lábios, sempre achei estranho e, além disso, sempre gostei de olho marcado, e olho marcado não combina muito com boca marcada, senão a expressão fica pesada demais. Mas, de uns tempos para cá, tenho comprado muitos batons, porque acabei testando alguns mais escuros e amando, então viciei e não resisto quando vejo um.

Mesmo estando viciada, jamais uso batom que contenha brilho ou cintilância, porque não gosto mesmo, não combina comigo, então aprendi que o batom perfeito pra mim tem que ser mate, ou, dependendo do caso, cremoso.

Acontece que a durabilidade dos batons nos lábios, sobretudo dos batons mais facilmente encontrados aqui no Brasil (e com preços amygos, é claro!), deixa a desejar, e isso me incomoda demais. Até tentei alguns baratex que se dizem de longa duração, mas não vi grandes mudanças, até que testei um da Maybelline e me apaixonei!

LEIA TAMBÉM: Batom- Qual Tom de Vermelho Fica Melhor em Você

Apaixonei, mas penei para acertar usar, porque com ele tudo é diferente! Para começo de conversa, o batom de longa duração contém uma quantidade muito maior de pigmentos e muita cera, mas pouquíssimo óleo, o que faz com que ele permaneça mais tempo nos lábios.

A Tal da Aplicação

O maior cuidado na aplicação é, pra mim, não borrar, porque como ele é muito concentrado e de difícil remoção, a coisa pode complicar.

Primeiro, hidrate os lábios com algum balm ou hidratante labial. Alguns produtos já vêm com um hidratante próprio para ser aplicado antes, mas a grande maioria não conta com essa facilidade.

Após aplicar o hidratante labial, remova o excesso, espere secar um pouco e aí sim aplique o batom, mas com cuidado e, preferencialmente, com pincel próprio, justamente para evitar borrões!

Eu recomendo andar com o hidratante labial na bolsa, porque, como são pobres em óleos, esses batons craquelam mais facilmente, e o hidratante labial reduz esse problema.

LEIA TAMBÉM:

Borrou? Dá Pra Resolver Fácil!

Como falei acima, o maior problema aqui é o tal do borrar, porque a pessoa precisa ser muito rápida, já que os pigmentos desse tipo de batom são muito mais  concentrados e fixam muito mais rápido. Assim, quanto antes você remover os borrões, mais fácil será!

Conselho? Aplique esse batom tendo cotonete e demaquilante bifásico ao lado, porque se a coisa borrar, dá pra ajeitar rapidinho, e tem que ser demaquilante bifásico ou algum óleo vegetal, porque demaquilantes a base de água não removem esse tipo de batom.

Eles Duram Quanto Tempo nos Lábios?

A durabilidade e a excelente fixação são os maiores atrativos desse tipo de batom, pois eles resistem bem mais que os batons “normais”. Alguns, como um que tenho aqui, prometem durar até vinte e quatro horas, mas nunca tentei esse feito. O certo é que eles duram bastante, umas oito horas, e sem retoques nem transferir pro copo, pro guardanapo ou pra boca alheia ! rs

Quanto ao retoque, acho complicado, porque os que tenho aqui não ficam muito bons após o retoque, parece que os lábios ficam “rebocados”, sabe? O correto, pra deixar a cor viva, é aplicar um balm labial por cima do batom.

Como Remover o Batom de Longa Duração

O batom de longa duração não sai com água nem com demaquilantes a base de água, mas sim com demaquilantes bifásicos ou que contenham óleo na formulação. Na falta de um desses, vale usar algum óleo, tipo óleo infantil, pra fazer a remoção.

Meu conselho é fazer exatamente como fazemos pra remover esmalte vermelho: primeiro a gente aplica o algodão umedecido em cima dos lábios, deixa agir um minutinho e, sem esfregar, “puxa” o algodão.

Pode Usar Todo Dia?

Por conter pouco óleo na formulação, o batom de longa duração acaba ressecando os lábios e, por isso, não devem ser utilizados todos os dias, mas sim em ocasiões mais especiais ou pra festas e baladas mesmo, quando queremos que o batom dure bastante sem retoques.

Mas, isso depende muito da formulação do produto, pois alguns, mesmo contendo pouco óleo, possuem ativos hidratantes que minimizam esse ressecamento. Nesse caso, dá pra usar com mais frequência!

 Como Escolher?

Eu adoro os da linha Super Stay 24, da Maybelline, porque as cores são lindas, a pigmentação é tudo de bom, a fixação é diva, eles duram bastante nos lábios e já vêm com um balm labial  (ele tem dois lados), o que torna tudo mais fácil.

LEIA TAMBÉM: Confira o que Não Pode Faltar na Sua Make de Inverno

O que eu mais gosto é o Keep It Red, um magenta LINDO, mas dá pra encontra-lo de diversas cores!

O preço desses batons sempre é maior que os batons “normais” e isso é super justificado, afinal eles duram bem mais e oferecem vantagens que os “normais” não oferecem.

Eles Prejudicam a Saúde?

Recentemente uma polêmica envolvendo os batons, sobretudo os de longa duração, tomou conta da internet, já que sustentava-se que eles contém chumbo e que isso prejudicaria demais a nossa saúde, colocando-a em risco.

Mas será isso verdade?

Sim, os batons contém  chumbo, e os de longa duração contém mais ainda. E como o chumbo é um metal pesado, se for absorvido pelo organismo não é expelido com facilidade, e pode provocar danos, que não são poucos e envolvem danos no sistema nervoso, alterações cardíacas e alterações renais, dentre outras coisas.

Mas, as marcas sustentam que mesmo contendo metais pesados, até por causa dos corantes utilizados, as quantidades são bem pequenas e não causam problemas, mas dentre esses metais não estaria o acetato de chumbo, que é de uso comum em tinturas capilares, em quantidades regulamentadas, mas não em batons.

Pra saber se há presença de chumbo no seu batom, muitas pessoas fazem  um teste simples: friccionar um anel de ouro no batom previamente aplicado no dorso da mão. Quando surge um traço preto, a “constatação” é de que existe chumbo ali, mas os especialistas explicam que esse traço preto deriva da oxidação do ouro e pode estar relacionado também com outros metais.

Beijos

Ju Lopes

Batom de Longa Duração: A Melhor Forma de Usar!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Erros de Maquiagem Que Você Não Pode Cometer!
Batom: Conheça as cores que vão colorir sua boca no inverno!
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

4 horas atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

1 dia atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

2 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

5 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

1 semana atrás