in

Você conhece o primer colorido?

protetor solar para beber primer colorido

O primer é um produto de maquiagem desenvolvido para preparar a pele antes de você iniciar a sua produção de maquiagem. Apesar de ter se popularizado recentemente, o produto em questão já se tornou indispensável na vida das mulheres, pois a sua eficácia foi positivamente comprovada e melhorou muito o resultado dos looks ao longo dos últimos anos. Basicamente, o primer cria uma película invisível de proteção sob a superfície da pele facial, umidificando e hidratando o rosto, além de absorver a secreção de sebo, mistura de água e queratina, proveniente dos poros, preparando assim a pele para os cosméticos.

Assim que absorve o sebo, tornando a pele matificada, o primer facial disfarça os poros abertos e a película invisível de proteção impede os cosméticos de entupirem os danadinhos, evitando também a ocorrência de acnes, espinhas e inflamações. Com a pele matificada, o resultado da produção de maquiagem torna-se muito mais personalizado, bonito, natural e durável. O efeito do look não fica estragado por causa do brilho proporcionado pela oleosidade, já que o primer controla o rosto, sendo assim, a maquiagem dura horas sem retoques. Mas, você conhece o primer colorido? Assim como os corretivos, o primer colorido também existe.

Primer Amarelo: Seguindo a regra da colorimetria, o primer amarelo serve para camuflar imperfeições de cores opostas na pele. Isso significa que o primer com a cor amarela corrige os hematomas, as manchas e as olheiras cujas tonalidades são puxadas para a cor roxa. Ao contrário do corretivo que é aplicado apenas nas imperfeições, o primer serve para ser utilizado no rosto inteiro como preparador de maquiagem, o que também inclui, por consequência, o primer amarelo. Lembre-se que pela regra da colorimetria, se você aplicar primer com a cor amarela no rosto amarelado, acabará ressaltando a tonalidade natural da pele.

Primer Branco: Por ser uma cor neutra que não influencia em nada na pele, o primer branco foge à regra da colorimetria. Muitas pessoas não conhecem o primer colorido, mas, na verdade, o primer branco é o mais comum, aquele que você provavelmente já possui em sua casa, não se tratando de um produto especial que deve ser adquirido de forma extra. O principal papel do primer branco é iluminar a pele pálida, além das finalidades já citadas: absorver o sebo, matificar a pele, disfarçar os poros, evitar o surgimento das imperfeições indesejadas e fazer a maquiagem durar mais tempo.

Primer Verde: Seguindo a regra da colorimetria, o primer verde serve para camuflar imperfeições de cores opostas na pele. Isso significa que o primer verde corrige imperfeições cujas tonalidades são puxadas para a cor vermelha, como por exemplo, cicatrizes de espinhas espremidas, manchas, olheiras, rosáceas e vasos sanguíneos. Ao contrário do corretivo que é aplicado apenas nas imperfeições, o primer serve para ser utilizado no rosto inteiro como preparador de maquiagem, o que também inclui, por consequência, o primer verde. Outro bom uso do primer verde é para quem almeja neutralizar a tonalidade natural amarelada e pálida da pele facial.

Infelizmente, o mercado de cosméticos ainda não lançou o primer nas cores lilás e vermelho, tal como ocorreu com os corretivos, sendo assim os próprios corretivos são os substitutos para tal, embora não tenham sido produzidos para serem aplicados no rosto inteiro, mas sim apenas nas imperfeições. Para quem não sabe, o corretivo lilás foi desenvolvido para corrigir imperfeições marrons e alaranjadas, como, por exemplo, as manchas solares. Já o corretivo vermelho foi desenvolvido para corrigir e escurecer imperfeições mais claras do que a sua tonalidade natural, como, por exemplo, as manchas brancas de vitiligo, uma doença crônica de pele.

4.8/8 - (1 voto)

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Qual é a base ideal para o seu rosto?

O que é ácido azelaico?