Girl Power – Seja poderosa!
Em 2015, uma pesquisa especializada revelou que o filme mais aguardado do ano se tratava de “Jogos Vorazes: Esperança – O Final”, ou seja, o quarto e último final baseado na trilogia literária Jogos Vorazes, protagonizada pela atriz Jennifer Lawrence, o Girl Power dessa ocasião.
Em um ano repleto de grandes lançamentos como “Jurassic World: Mundo Jurássico”, “O Exterminador do Futuro: Genesis” ou o tão aguardado retorno de “Star Wars: O Despertar da Força”, o longa-metragem mais esperado no mundo conta a história de uma jovem que desafia um governo ditatorial para salvar a vida de todas as pessoas que amava em um futuro diatópico. E esse é apenas um exemplo da atualidade, onde a mulher, com seu Girl Power, tem todo o direito de se sentir mais importante e sem a necessidade de parar para dar satisfações para ninguém a respeito das suas decisões.
E as referências na Cultura Pop surgem também nas séries mais assistidas do momento. Por mais que o mundo de Westeros se pareça demais a Idade Média, período no qual a mulher se limitava a imagem de mãe e esposa, Game of Thrones conta com diversas personagens fortes e donas dos próprios destinos.
Começando pela “Mãe dos Dragões” e uma das candidatas favoritas ao Trono de Ferro, Daenerys Targaryen; a guerreira Brienne de Tarth; a garota, Girl Power, que deseja se transformar em uma guerreira Arya Stark e a imponente Catelyn Stark. Já em The Walkind Dead que conta a trama de um planeta devastado pelo Apocalipse Zumbi, as mulheres também desempenham grandes funções e rendem trajetórias impressionantes como a de Carol, Michonne, Maggie, dentre outras.
Fica evidente que esse é um dos momentos de comemorar a valorização da figura da mulher em toda a sociedade. Mas, o que isso pode ter haver com a sua vida normal ?
1 – Girl Power – Liberdade
Hoje em dia, a mulher conta com liberdade para fazer, dizer, vestir e ir aonde bem entender na maior parte do mundo. E isso se aplica também a velocidade com que você está determinando para conduzir a sua própria existência.
2 – Girl Power – Tempo para si mesma
Como citado anteriormente, a mulher tem cada vez mais liberdade. Por isso, o desejo por cuidar das suas próprias necessidades antes de tudo tem sido uma tendência. Isso significa que está bem quando a mulher decide priorizar os seus estudos e o seu trabalho ou que pode planejar uma viagem sozinha e se divertir muito. Simplesmente, se transformou em algo natural realizar os seus próprios sonhos sem esperar pela companhia ou pelo apoio de ninguém.
3 – Girl Power – Vida sozinha ou acompanhada
No entanto, muito se engana quem acredita para que a mulher seja realmente poderosa e possa usufruir de todas essas possibilidades tenha que abrir mão de uma relação ou mesmo de iniciar a sua própria família. O que tem acontecido é que as mulheres estão preferindo, inicialmente, se estabelecer profissional e economicamente antes de casar e ter os seus filhos.
4 – Girl Power – Preocupação consigo mesma
Como é que uma mulher consegue comparecer às reuniões de trabalho, dar atenção aos familiares e amigos, cuidar da sua casa, manter-se atualização em sua área profissional e ainda estar deslumbrante todos os dias? Hoje em dia, a mulher tem aumentado consideravelmente a preocupação consigo mesma e não apenas para momentos especiais ou eventos importantes. Sentir-se poderosa todos os dias. Seja a preocupação em estar em forma, cuidar da própria saúde ou também estar sempre buscando novos conhecimentos, a mulher está aprendendo a se dar o devido valor.
5 – Girl Power – Ser feliz!
Outra constatação dos novos tempos é que a mulher pode se sentir feliz sem ter que necessariamente estar em uma relação amorosa. A mulher pode se sentir realizada ao atingir o sucesso na vida profissional, ao estar cercada de pessoas querida, ao conhecer aquele destino turístico tão sonhado ou mesmo por algo extremamente simples e trivial. Enfim, o chamado “Girl Power” (Poder Feminino) não vem para pregar a superioridade da mulher, mas, para mostrar que a mulher tem o direito de ser feliz da maneira que bem entender.