Cometer erros faz parte da nossa condição de ser humano e estamos constantemente errando e aprendendo. Quando nos deparamos com a verdade de que fizemos algo errado, ficamos remoendo a situação, causando desconforto e angústia. Mas quando nossos erros magoam alguém, por que é tão difícil pedir desculpas?
Primeiro, por que temos a idéia errônea de que pedir desculpas é sinal de fraqueza e, além disso, a dificuldade de pedir desculpas está ligada ao orgulho, pois este ato reconhece nossa condição de imperfeitos, e isso fere nosso ego. Na verdade, pedir desculpas é um ato de humildade e coragem, pois indica que estamos arrependidos e que somos maduros para reconhecer nossa condição de pessoas falhas e também que estamos dispostos a nos tornamos alguém melhor. Reconhecer erros e se desculpar por eles é fundamental para nosso crescimento como pessoa e também para tornar nossas relações sociais melhores.
Da mesma forma, para algumas pessoas, aceitar desculpas também é sinal de fraqueza e isso é outra crença distorcida. Perdoar não é um aprendizado fácil e pedir desculpas também não é, mas é preciso deixarmos de lado o orgulho e a vergonha e aprender a se desculpar.
Existem várias formas de pedir desculpas, desde um cartão ou e-mail até um diálogo esclarecedor. É claro que é preferível manter o diálogo, pois através dele as cartas são colocadas na mesa e muitos outros problemas podem ser resolvidos. Mas também não é só falar ‘Desculpa’ e pronto. É preciso que seja de coração, sincero, verdadeiro, sem medo da reação do outro, sem esperar por nenhum tipo de mágica, pois não há garantias de que o pedido será aceito assim como uma mágoa leva um tempinho para ser perdoada.
Na hora do diálogo, faça uso do bom e velho abraço, assim como apertar a mão ou tocar o ombro, pois o contato físico tem um poder enorme na hora de romper barreiras. De qualquer forma, além de se desculpar, é fundamental reparar o erro e mudar suas atitudes, pois de nada adianta persistir no erro ou não mudar os comportamentos que levaram à situação.
Se a outra pessoa ainda está muito nervosa, agitada ou com raiva, tenha paciência e espere a poeira baixar para conversar e resolver a situação. Em outros casos, mesmo na hora da fúria, pedir desculpa é válido, pois pode ajudar a amenizar a situação e reestabelecer a paz. Ou seja, é você que tem que avaliar o que aconteceu, afinal, cada um tem seu próprio jeito de lidar com seus erros e encontrar a melhor forma de pedir desculpas e reparar os danos.
As consequências dos seus erros é responsabilidade sua, por isso, quando magoamos alguém, devemos tentar pedir desculpas, por mais difícil que seja. E deixe a vergonha de lado, pois esse é um ato de grandeza, que irá tirar um grande peso das suas costas. Além disso, aceitar que somos imperfeitos e que temos falhas e limitações é um passo fundamental para tornar o “pedir desculpa” e o “desculpar” mais fáceis, assim como devemos, também, aceitar que somos todos diferentes uns dos outros e que não podemos cobrar de ninguém a perfeição.
Beijos e boa semana!!!
Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)