Diariamente vejo fotos, principalmente no Facebook, de animais maltratos, desprezados e que vivem em péssimas condições de higiene, e isso me leva a milhares de questionamentos.
Uma coisa que eu questiono muito é “porque essas pessoas resolvem criar bichos” ?
Porque é o seguinte, bicho a gente só cria se tiver amor, senão não adianta. A gente só cria se for cuidar, se for dar carinho, se for fazer bem, se for cobrir de afeto.
E quando eu falo isso não quero dizer que precise de frescuras, porque não precisa. O que precisa é de amor e cuidado.
Antes de pensar em ter qualquer tipo de animal, a gente precisa pensar se a gente tem disponibilidade de tempo, de dinheiro, de sentimentos e de zelo.
A gente precisa pensar, sobretudo, se tem espaço pra um animal nas nossas vidas.
Um animal que vai te amar e ser leal a você até o fim, que vai te ensinar um mundo de coisas (COISAS QUE APRENDI COM OZZYNHO) mas também um animal que vai aprontar horrores, vai comer sua roupa, destruir sua parede, derrubar aquele vaso que você ama, roubar o frango do almoço, subir na sua cama todo sujo, latir quando a sua cabeça estiver explodindo, lamber seu rosto e babar seu cabelo quando você tiver dormindo…
Porque tudo isso aí ele pode fazer ( Ozzynho faz tudo isso multiplicado por mil!) e você precisa estar preparada para entender e disciplicar ( não pode dar risada, tá? Mas eu não aguento e acho tudo isso engraçadíssimo! Hehehehe).
Um animal, assim como uma criança, dá trabalho. Tem hora certa pra comer, aguinha fria o tempo todo, banhos, veterinário, passeios diários…E tem também que deixar tudo limpinho, porque higiene é fundamental.
Além disso, tem que se preparar, por exemplo, para épocas de viagens, porque o bichinho não pode ficar sozinho.
Se você não tem essa disponibilidade ( e não há nenhum problema em não tê-la), não pense em ter animais.
É muito mais bonito não ter do que ter e judiar, ter e maltratar, ter e deixar jogado.
Beijos
Ju