O diálogo nos relacionamentos

Oi meninas!

Com o tempo, os relacionamento vão se desgastando, as mágoas vão acumulando, as insatisfações vão aumentando até que fica tão insuportável que a única solução que o casal consegue ver é o término. E pensar que tudo isso pode ser evitado com uma atitude tão simples…

Manter o diálogo aberto é fundamental em todo e qualquer tipo de relações humanas, principalmente em um relacionamento amoroso, pois ele é, geralmente, cheio de expectativas, esperanças e onde o ser humano mais deseja encontrar a paz, o amor e a harmonia.

Quando algo está incomodando na relação, muitas pessoas se fecham, se ressentem e evitam conversar sobre isso com o parceiro, acreditando que dialogar vai destruir a relação. Na verdade, é exatamente isso que faz com que a relação seja dolorosa, desgastante e encontre o fracasso.

Isso acontece por que as pessoas acreditam que dialogar é fazer acusações, lavar a roupa suja ou sair gritando suas insatisfações para o outro, quando diálogo é muito mais do que uma simples conversa. É preciso saber ouvir o parceiro, saber reconhecer sua parcela de responsabilidade, aceitar as diferenças, defeitos e fraquezas do próximo e, principalmente, saber o que e como falar.

Outra coisa que prejudica o diálogo é querer estar sempre com a razão. Quando você não tem espaço dentro de si para reconhecer quando errou, nem humildade para entender que todos nós temos defeitos e somos responsáveis por tudo que acontece em nossa vida, então você não terá paz no amor. Você não pode exigir do outro o que você não pode ou não consegue dar. Amar é aceitar o outro em toda a sua humanidade e aceitar a si mesma, respeitando o parceiro como ele é e valorizando o que ambos tem de melhor.

Temos a terrível mania de querer que o outro saia adivinhando o que estamos sentindo, como se ele tivesse uma bola de cristal ou pudesse ler nossa mente. Por isso, o diálogo é fundamental para que o casal se conheça e que um transmita ao outro o que realmente quer e precisa. Nada de ficar fazendo interpretações das atitudes e comportamentos, quando o mais óbvio a fazer é perguntar ao companheiro o que está incomodando ou o que ele está sentindo.

É muito importante fazer do diálogo o ponto forte da relação, por isso, invista em autoconhecimento, se valorize, pois quando estamos bem em nossa totalidade, nos sentimos mais fortes para lidar com os problemas. Aprenda a dialogar sem fazer acusações e não coloque o foco no outro. Assim, em vez de falar “Você me magoou”, fale “Eu me senti magoada com sua atitude”, pois estará enfatizando a forma como você se sentiu e ajudando o outro a compreender que o comportamento dele te afeta. Evite conversar de cabeça quente, pois você pode se arrepender de falar algumas coisas ou até mesmo magoar ainda mais seu parceiro.

Procure expressar não só o que está incomodando, mas também as coisas boas. Assim, diga que o ama, elogie seu companheiro, relembre momentos bons e engraçados, fazendo do diálogo a principal ferramenta para fortalecer a cumplicidade entre vocês. Um casal que está com a comunicação em dia, consegue superar os obstáculos muito mais facilmente e tem a relação fortalecida a cada nova compreensão que um tem sobre o outro.

Beijos!!

Amanda (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

As diferenças no relacionamento amoroso
Aprenda a perdoar!
Tags: , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

7 respostas para “O diálogo nos relacionamentos”

  1. seeempre procuro manter o diálogo com meu namorado, mesmo porque depois que casar as coisas tendem a ficar mais complicadas…. mas acredito que o diálogo é importante em qualquer tipo de relacionamento (no trabalho, na família, nos amigos, enfiiim…)
    adorei o post!

  2. Crislaine Job disse:

    Adorei o post!!!
    Realmente as vezes é complicado, mais realmente a melhor opção é o diálogo..
    Beijos!

  3. Kah disse:

    Sim, acredito que o diálogo seja uma forte ferrmenta a nosso favor, o único problema é quando por mais que vc acredite e tente fazer isso seu parceiro não está muito disposto a conversar… E não há jeito de colocar os benefícios disso a ele… Vira um mato sem cachorro!!!
    Bjs…

  4. Bela disse:

    Perfeito o post, adoreeei!
    É, verdade diálogo é tudo em um namoro.
    peça chave para um relacionamento, essencial.
    Namoro não pode faltar uma boa conversa acima de tudo.
    Quero procurar conversar mais com meu namorado, pq ele diz que nosso relacionamento
    eu quase nem falo rs, é pq eu fico com medo de falar algo que possa magoa lo , entende!? me ajudemmm. obrigada

    • Bela disse:

      Me ajudem meninas 🙂
      pq nao sei como começar a dialogar com meu namorado, e outra coisa como faço para diminuir meu ciuume? oobrigadaa
      beijokascom pipocas

  5. Milena Gomes disse:

    Amei o post! Estou vivendo uma fase do namoro (que já tem 5 anos de duração) muito complicada e sem muitos diálogos… realmente sou uma pessoa de difícil convivência e às vezes um pouco desleixada no relacionamento! Muitas vezes o erro está dentro de nós mesmos, basta refletir e agir para que o mesmo seja reparado!
    Obrigada pela ajuda! Beijosss

  6. Vanessa disse:

    Muito bacana seus textos, Amanda, gostei mto! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.