Quando A Suplementação de Vitaminas e Minerais É Necessária?

Quem aqui nunca tomou nenhum tipo de suplemento de vitaminas, minerais ou aminoácidos? Acho que quase todo mundo, em algum momento da vida, já ingeriu esse tipo de produto. Mas será que isso é necessário mesmo?

O fato é que, segundo estatísticas, cerca de um terço da população mundial possui algum tipo de deficiência nutricional, e essa escassez de nutrientes pode ocasionar diversos problemas, como fadiga, anemia, depressão, osteoporose, dentre outros.

Essa escassez de nutrientes é plenamente justificada quando se observa como anda a nossa alimentação, que é rica em calorias, gorduras, sódio e açúcar, mas muito pobre em nutrientes, o que acaba gerando o famoso déficit nutricional.

Existe, atualmente, uma maior dificuldade do organismo em absorver minerais por causa do excesso de alimentos industrializados, bem como do estresse, o que, em alguns casos, leva a necessidade de suplementação, já que os minerais são essenciais para o correto funcionamento do organismo, participando da ação de várias enzimas e atuando ativamente no metabolismo, ajudando nos processos de perda e manutenção de peso.

Certos minerais, como o zinco, o cromo, o selênio, o potássio e o magnésio, por exemplo, atuam no favorecimento do equilíbrio metabólico, participam da digestão dos carboidratos, das gorduras e das proteínas, o que favorece o emagrecimento.

Mas, assim como a falta faz mal, o excesso também faz, pois o excesso de vitaminas pode intoxicar o organismo, gerando sintomas similares aos causados pela falta das mesmas, podendo causar danos graves, como distúrbios neurológicos.

Quem Precisa Suplementar?

De modo geral, existem “grupos” que tendem a precisar de suplementação, como os vegetarianos, as gestantes, os idosos, os fumantes, os desportistas e as pessoas que fazem uso de bebidas alcoólicas, por exemplo.

Os vegetarianos possuem uma dieta carente em vitamina B12, com deficiência de cálcio, ferro, aminoácidos e riboflavina, e, por isso, podem necessitar de suplementação.

Os idosos possuem uma dificuldade orgânica de absorver vitamina B12, e, além disso, alguns fatores relacionados ao envelhecimento podem gerar carências de algumas vitaminas, como vitamina D, cálcio e ácido fólico .

Site Pharma Web, seguindo um cardápio abaixo de 1.200 calorias, precisa também de suplementação, pois há uma tendência a ingerir menos vitaminas e minerais do que o organismo necessita.

Gestantes e mulheres que estão amamentando também precisam de suplementação, sobretudo de ácido fólico, cálcio, vitamina D e vitamina B6.

Fumantes e pessoas que consomem bebida alcoólica regularmente também possuem deficiências nutricionais latentes de vitamina E, C, B1, B6, ácido fólico e betacaroteno.

Já as pessoas que praticam esportes precisam de uma quantidade maior de vitaminas e minerais pois há uma perda grande de sais minerais no suor.

Faz Bem Ou Não?

Inúmeros estudos comprovam os benefícios da suplementação de vitaminas e minerais, mas é essencial que a suplementação seja prescrita e acompanhada por um médico, pois só ele pode, após avaliar o seu caso, saber do que o seu organismo precisa ou não.

Além disso, sair tomando suplementos indiscriminadamente, misturando vitaminas e minerais, é arriscado, pois existem “misturas” que não funcionam, pois um nutriente por “competir” com a absorção do outro ou mesmo potencializar o aproveitamento do outro.

No próximo post falo um pouquinho do suplemento que tomo, tá?

Beijos

Ju Lopes

Quando A Suplementação de Vitaminas e Minerais É Necessária?
4 (80%) 1 Voto

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.