Como andam minhas cutículas depois que parei de tirar.

Lindonas,

Quando comecei a escrever sobre tirar cutículas, muitas de vocês me questionaram e ficaram ansiosas para que eu ensinasse logo o que faço para manter as cutículas bonitas e inteiras.

Para quem ainda não está por dentro do assunto, tem que conferir os posts anteriores:

Tirar a cutícula ou não, eis a questão.

O dia em que resolvi parar de tirar a cutícula.

É fácil convencer-se a deixar de tirar a cutícula quando paramos para prestar atenção nos danos que a extração causa às unhas e aos riscos para nossa saúde. Mas é muito difícil entender como a unha e a cutícula vão ficar bonitas sem que esta última seja tirada.

Uma pergunta ajuda a pensarmos nessa resposta e é a pergunta que eu me fiz em todas as vezes que fiquei tentada a tirar “só um poquinho“:

Quando o cabelo está ressecado e com as cutículas abertas você raspa ele?

Óbvio que não.

O que você faz então?

Hidrata! Ressecamento = perda de água = hidratação = reposição de água = cabelo hidratado e disciplinado.

Esse mantra funciona da mesma forma com as cutículas.

Quando você deixa de tirá-las, no começo é muito difícil, pois a cutícula, quando tirada em excesso ou simplesmente mal tirada, cresce quebrada e suas escamas ficam despontadas, as pelinhas ficam levantadas e ficamos tentadas a tirar “só estas peles”.

Bom meninas, eu resisti.

9 meses não tiro mais as cutículas, nem da mão, nem do pé.

Como disse acima, foi muito difícil parar, minha cutícula é muito fina e fica toda espetada quando cresce. Dava um desespero.

Passei a utilizar cremes para as mãos e redutor de cutícula pelos menos 5 vezes ao dia. A cutícula tinha que ficar mega hidratada.

Em 9 meses é visível a mudança das minhas unhas. Não há manchas, ondulações e escamações.

Para manter a cutícula bonita, precisamos de alguns itens indispensáveis.

O que deve ter no seu kit manicure:

Uso e indico o Creme Hidratante para mãos Natura Tododia de algodão e o Complexo Redutor de Cutículas Mira Cuticle, da Avon.

Foto: Reprodução

No kit manicure novo tem que ter uma lixa de polimento da unha, pois ela vai ajudar a moldar a cutícula. Não é para lixar a cutícula por favor! É só para delimitar a cutícula, entenderam?

Evitem passar alcool em gel nas unhas e produtos que contenham Erva-Doce, porque ressecam a pele.

Quando a cutícula estiver grandinha, hidrate-a como se fosse extraí-la e com uma espátula empurre a cutícula para que molde a unha. No começo ela vai ficar enorme e nada discreta, mas com o tempo ela se acostuma.

Foto: Reprodução

Há quem use caneta hidratante, mas nunca usei e por isso não recomendo. Há também que tire o excesso de pele que fica nas lateriais, eu não tiro nada.

Um detalhe interessante é que com a cutícula arrumadinha, dá para usar qualquer cor de esmalte. Ela não vai atrapalhar.

Depois passo uma receita de um creme manipulado que ajuda muito, mas confiram uma da Ju que é ótima: como ter unhas longas e fortes.

Beijos,

Dani

danielle@patricinhaesperta.com.br

www.facebook.com/danielle.garciachaves

 

Como andam minhas cutículas depois que parei de tirar.
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

35 Comments
  1. Mas Dany, aparentemente tem muita cutícula nas suas unhas; sou a favor (como já disse no outro post) de tirar o excesso apenas. Bjos

    1. Ceu, tudo bem?
      Ainda realmente tem muita, como eu disse no post, até ficar bonita mesmo demora muitooo tempo! Vi relatos de meninas que conseguiram deixar a cutícula bonita só após 2 anos sem tirar, eu ainda faz 9 meses.
      Dá uma pânico ver assim, mas vou me controlar e não vou tirar nadinha! rsrs
      Beijos

      1. Tenho a pele bem fininha Dany, também não gosto daquelas unhas muito fundas, (não acho bonito), mas gosto de tirar apenas o excesso, pois sempre tem uma pelinha chata (rs, rs), saindo pelos lados da unha e unhas escuras parecem que ficam mais bonitas com pouca cutícula; também gosto de hidratar com bepantol (embora ache muito grudento), esse creme da avon todo mundo que usa gosta, vou experimentar; também fico muito chateada quando arrancam bife de mim, fica muito tempo sangrando (pele branca e fina), além de doer é claro! Gostei das dicas, bjos.

        1. Ceu, o problema é que nunca tive boas experiências com manicures e também sou meio acougueira, nunca conseguia tirar somente o excesso, por isso prefiro não tirar nada.
          Beijo

  2. Vanessa Martinez disse:

    Eu não tiro mais nada a quase 2 anos e quando falo isso para as pessoas elas pegam na minha mão, olham e dizem “Mentira!!” De tão discreta e pequena que ela está, hj em dia acho até que a esmaltação com cutículas é mais bonita e bem moldada do que as de quem tira que fica aquela coisa funda!! vermelha!!! aff………
    Hj em dia a liberdade que tenho de trocar de esmalte diariamente se eu quiser é o que me motiva ainda mais a continuar firme e forte e pra isso exige de mim mesma cuidados diários, tanto várias hidratações durante o dia como a noite antes de dormir, sendo um dia com o Mira Cuticle da Avon e outro com o bepantol.
    Hj em dia minhas unhas são mais fortes e mais bonitas e adoro elas assim, desse jeito.
    Muito legal vc falar disso e parabéns por este esforço!! Continue firme e forte que vc não vai se arrepender!
    bjsssssssssssssss

    1. Vanessa!
      Eu é que tenho que agradecer, seu comentário foi muito motivador, vou lembrar dele todas as vezes que quiser tirar qualquer pelinha!
      Beijos

      1. Vanessa Martinez disse:

        Danielle! Só posso te dizer, não desista!! vc não vai se arrepender!! É td de bom não tirar as cutículas, só traz vantagens, tanto para suas unhas, qto sua saúde, qto sua liberdade! vc mesma q vai cuidar delas sem depender de manicures! é td de bom!!
        Não desista!!! Pense que a cada dia elas vão melhorar.

        bjs

  3. Aline Azevedo disse:

    Ixi! Descobri seu segredo no outro post onde comento q uso exatamente esse redutor! Kkkkk E tbm amo esse creme de algodao. Tbm acho mil vezes melhor hidratar a cuticula do q tirar pq as minhas sao muito finas e um descuido sangra. Eh totalmente reversivel essa tentaçao de tirar as cuticulas. Qdo tiro e começam a crescer horrendas me arrependo de ter tirado e corro p reditor. Avon! Nao pare nunca de fabricar esse santo cosmetico! Uso a anossssss
    😉

    1. Aline,
      As minhas também são finas e sangravam demais quando tirava.
      Obrigada pela contribuição.
      Beijos

  4. Aline Azevedo disse:

    Dany! Outra coisa, se vc usar a noite a pomada de dexpantenol( q eh o bepantol pomada) suas unhas ficarao ainda mais fortes e hidratadas. Nao precisa ser o bepantol nao pq sai caro, ao menos p mim q faço dele um mil e uma utilidades. Vai no site da ULTRAFARMA e procura o CICATENOL. Ele eh o similar do bepantol e custa 3 reaizinhos! So isso! Maravilha! Toda vez q compro eh estoque pq cura tudo: pelo encravado, queimadura do sol ou bochechas vermelhas do frio, rachadura no pe e por ai vai. Amo meu cicatenol de 3 reais! Kkkkk

    1. Aline,
      Eu tenho Bapantol em casa, comprei na ArtVitta, mas vou procurar este também.
      Beijos

    2. Vanessa Martinez disse:

      Olha!! Desse eu não sabia!!! tbm quero Cicatenol!!! rsrsrs
      tem solução desse tbm?? ou só pomada?????

      1. Aline Azevedo disse:

        Tem nada menina! Quem dera! Tbm procurei assim.

        1. Vanessa Martinez disse:

          Ah……. q pena…
          Mas td bem!! já é uma dica valiosa!
          Muito obrigada!
          Abç.

  5. É isso mesmo Dany, eu também não tiro tem algum tempo e prefiro assim. Tive uma experiência horrorosa com a unha do pé, uma manicure fez errado, cutucou tudo e acabou que eu tive que fazer cirurgia no dedo do pé, fiquei meses com uma infecção forte e só agora depois de 2 anos é que minha unha começou a melhorar, mas os gastos que tive com cirurgia, podologia e medicamentos, nunca serão compensados… Hoje uso aquele esfoliador Silka para pés e mãos, funciona muito bem e quanto mais você usa mais a cutícula e as peles secas diminuem, eu super recomendo.

    Beijos!!!!!

    1. Lydia,
      Com base na sua experiência, como vc acha que está a evolução da minha cutícula? A sua está bem mais discreta, não é?
      Beijos

  6. Dani nao se deixe intimidar pela “modinha” brasileira de tirar cutículas. A maioria das pessoas nem deve saber, mas o Brasil é um dos pouquíssimos países q as pessoas tiram as cutículas, e todo mundo tira pq virou hábito, costume cultural…mas tem alguns países q se vc chegar com um alicate, é considerado uma arma! rsrs…Minha amiga parou de tirar a cutícula depois q morou uns meses na Suíça qdo viu q lá ngm fazia isso e vivia bem do mesmo jeito e tinham as unhas bonitas! Minha prima tbm parou de tirar deve ter uns 4 meses e NEM PARECE! a unha dela está super natural, mas ela usa uma cera da Granado 3xdia para hidrata-las. Tirar cutílas doi, dá trabalho, é caro e bastante arriscado para a saúde…sem contar o monte de bactérias q as pessoas poderão entrar em contato, visto q a maioria das estufas usadas em salão nao esterilizam o alicate…Tô parando de tirar as minhas e está sendo um alívio…economizo tempo e dinheiro! rsrs….beijoss

    1. Dessa,
      também achei o custo benefício ótimo.
      Os riscos são muito grandes mesmo e muita gente não se atenta a isso.
      Beijos

  7. Vanessa Martinez disse:

    Dani vc empurra as suas cutículas todos os dias? ou só de vez em quando?

    1. Vanessa, tudo bem?
      Agora vou começar a empurrar todos os dias no banho, mas antes empurrava só uma vez por semana
      Beijos

      1. Vanessa Martinez disse:

        Ah, Dani, então é isso, por isso q tá demorando para elas ficarem pequenas…
        Olha (um conselho que deu certo comigo no início), usa o Mira da avon todos os dias a noite antes de dormir e nessa hora vc empurra!!! Vc vai ver a diferença bem rápido.

        bjssssssss

          1. Vanessa Martinez disse:

            Tá bom!!!
            Vou ficar na torcida para que dê certo!

            bjss

  8. Aline Azevedo disse:

    Meninas, acharam o cicatenol? Da ultima vez q comprei tava 3 reais e comprei logo 10! Ontem fui la e ja tava 4! Rsrs

    1. Vanessa Martinez disse:

      Na ultrafarma está em falta… vou tentar achar em alguma farmácia perto de casa!