Conforme prometido, vou começar a falar de cada um dos óleos essenciais, começando pelo de lavanda, que é um dos meus preferidos.
O óleo essencial de lavanda talvez seja o óleo mais conhecido e utilizado na aromaterapia e vem sendo usado há séculos pelas mais diversas culturas. Os romanos, séculos atrás, já conheciam o poder anti-séptico, analgésico e antibiótico desse óleo e o utilizavam para lavar e limpar ferimentos.
Também são bastante conhecidas as propriedades inseticidas e calmantes desse óleo, que teve suas propriedades dermatológicas descobertas acidentalmente por René-Maurice Gattefossé no início do século XX quando sofreu uma queimadura nas mãos e resfriou a mesma com óleo essencial de lavanda, o que, para sua surpresa, acelerou a cicatrização e abrandou a queimadura.
São inúmeras as variedades dessa planta, mas a Lavandula Officinalis é a mais cheirosa. O cheiro, aliás, é um floral suave, fresco e com um toque amadeirado.
É um óleo que possui muitas propriedades, pois é analgésico, anticonvulsivo, antiviral, antidepressivo, cicatrizante, calmante, sedativo, hipotensor, fungicida, antiséptico, carminativo, bactericida, desintoxicante e sudorífero.
O efeito de que mais gosto na lavanda é o de controlar a ansiedade e eu sou prova disso. Uso todos os dias uma gotinha nas têmporas e no pulso, o que ajuda, ainda, a me acalmar e adormecer, coisa que sempre foi super difícil.
Isso acontece porque a lavanda estabiliza o corpo físico e emocional, aliviando a irritação, a ansiedade, a depressão e o esgotamento mental. Além disso, seu efeito tranquilizante, harmonizador e equilibrante são notórios.
Fisicamente a lavanda, por ser calmante, tem efeito hipotensor e reduz palpitações, além de combater com muita eficácia a insônia. Na pele, ele atua como agente equilibrador da oleosidade, calmante em caso de irritações, cicatrizante nas queimaduras e tônico capilar.
Além de usar o óleo essencial de lavanda nas têmporas para controlar a ansiedade, abrandar a dor de cabeça e para combater a insônia, faço uso constante em casos de irritação na pele decorrente de depilação, uso de ácidos (a tretinoína sempreeee irrita a minha pele) ou queimaduras de sol.
Uso muito também o óleo no difusor para acalmar o ambiente e relaxar.
Os cuidados aqui são os mesmos para qualquer óleo essencial e em breve farei um post sobre isso, pois trata-se de um óleo altamente concentrado que precisa ser diluído antes do uso e mantido ao abrigo da luz e do calor.
Mais uma vez eu ressalto a importância de saber a procedência do óleo essencial antes de usar, pois produtos misturados ou essências não devem ser utilizados pois não surtirão efeitos, ademais, alguns óleos podem ser ingeridos, desde que sejam puros, o que aumenta o perigo da utilização de óleos de procedência duvidosa.
Eu sempre usei os óleos da Aromalândia e alguns da BioEssência, então sei que esses são puros, mas com certeza existem outras boas marcas, mas só posso indicar as que conheço, por isso indico Aromalândia e BioEssência. Ele custa 28 dinheiros e vem com 10 ml que duram horrores, pois o uso é de gota em gota.
Amanhã posto para vocês algumas sinergias benéficas em casos de ansiedade, tá?
Beijos