Oi meninas!
Nós temos falado muito aqui no Papo de Mulher sobre autoestima, crescimento, mudanças e evolução. Então hoje vim falar sobre os sentimentos negativos e como eles influenciam nossas vidas.
É importante sempre estarmos atenta aos nossos sentimentos, pois nosso corpo está ligado à nossa mente, ou seja, eles são indivisíveis e quando algo está ruim, o organismo inteiro reage. Assim, TODOS os sentimentos, sejam eles bons ou ruins, acabam provocando reações físicas como palpitações, sudorese, dores de cabeça, mal estar, euforia, etc.
Na verdade, não existem sentimentos bons ou ruins, pois as emoções fazem parte do ser humano e devemos fazer bom uso de todas elas. Todos os sentimentos surgem da nossa história de vida, de como vivenciamos cada um deles e o significado ou simbolismo que atribuímos. Assim, se queremos entender por que algo nos deixa com raiva, irritada, magoada ou com inveja, é preciso olhar para nossa história particular, para nós mesmas e avaliar como chegamos a esse ponto.
Considerar que os sentimentos chamados de “negativos” atrapalham nossa felicidade é errado, pois todos eles são adaptativos e servem para nos mostrar que algo está errado. Se sinto raiva ou ciúme, por que sinto? O que aconteceu? O que me deixa assim? Por que isso só acontece em tais momentos? Fazendo a reflexão, você acaba se descobrindo e percebendo o que e onde é preciso mudar.
Nossa sociedade considera que devemos nos livrar de todos os sentimentos ruins, mas na verdade eles nos mostram exatamente aquilo que não queremos ver: que somos seres capazes de sentir inveja, medo, raiva e guardar mágoas. A verdade dói, e sentir tais emoções mostram que estamos insatisfeitos com nossas vidas, que fizemos escolhas erradas a ponto de sair procurando culpados, quando na verdade a responsabilidade é nossa. Assim, é necessário aceitar os sentimentos negativos, reconhecê-los e compreendê-los para que possamos transformá-los em atitudes positivas e crescimento. Não é por que sinto raiva que devo sair espancando as pessoas, xingando, jogando praga ou descontando nos outros.
Uma dica para lidar com esses sentimentos é falar sobre eles. Converse com alguém de confiança, um amigo, parente ou até mesmo um Psicólogo. Falar sobre nossos sentimentos ajuda a liberar a tensão e a carga que eles trazem para nosso corpo e nossa mente. Se você sentir dificuldades para falar sobre sentimentos, você pode ficar sozinha em seu quarto, imaginar que a pessoa que te magoou ou que você quer dizer algumas coisas esteja sentada ao seu lado e soltar o verbo. Esse pequeno exercício ajuda a aliviar e até mesmo a nos dar coragem para falar com a pessoa sobre as atitudes dela.
Então meninas, antes de sair reprimindo sentimentos ruins, reflita sobre eles. Reprimir só traz conseqüências ruins, não só para nossa mente, mas também para nosso corpo e nossa alma.
SE CUIDEM!!!
Bom fim de semana a todas!!
BEIJOSsss!
Amanda (Amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)