O formol é um composto líquido altamente tóxico, originalmente utilizado como anti-séptico e desinfetante, que vem sendo utilizado largamente para promover alisamento nos fios ( as famosas escovas progressivas).
Os riscos causados pelo formol são enormes e, segundo a dermatologista Denise Steiner, a medida que o formol entra em contato com o couro cabeludo o organismo pode absorver a substância e fixá-la em qualquer órgão do corpo humano, o que pode causar graves complicações.
Quando em contato com a pele, o formol pode causar reações alérgicas graves, queimaduras, irritação, vermelhidão, dor e endurecimento da pele, que é responsável pela rigidez e perda de sensibilidade do local exposto.
Em contato com os olhos causa desde irritação leve até a danos irreversíveis na visão.
A inalação do formol é extremamente agressiva para o organismo, podendo causar câncer no aparelho respiratório, problemas na garganta, no nariz, tosse, ferimentos nas vias respiratórias, edemas pulmonares, pneumonia e até morte se inalado em concentrações muito altas.
A exposição freqüente a essa substância leva a graves dermatites, alterações na visão e no fígado, dentre outras coisas.
Por tudo isso é importante prestar atenção nos produtos que o profissional está usando, se tem selo da Anvisa e se está na concentração adequada, pois o que parece ser a porção mágica para ter cabelos lisos pode causar graves danos a nossa saúde.
Eu já fiz escova progressiva e lembro que na época meus olhos ficaram extremamente irritados, assim como o meu couro cabeludo. Por causa disso venho procurando outras alternativas para deixar os cabelos menos volumosos.
Alguém aqui já teve alguma reação ao formol?
Beijos
Ju Lopes