Alisamento de cabelo!
Sabemos que hoje em dias os fios crespos estão na moda e muitas mulheres assumiram seu cabelo natural, exemplo de Taís Araújo, Sheron Menezes, Negra Li, Luciana Mello dentre outras.
Mas Michelle Obama que é uma referência de beleza para as mulheres negras esta desfilando com os cabelos alisados, aprovado pelos seus admiradores e admiradoras. Com isso, a procura para alisar os cabelos voltaram a crescer.
Antes de tomar qualquer decisão a respeito, é fundamental escolher um salão que cumpra as normas da Anvisa e que tenha uma equipe de profissionais sérios e responsáveis, que cumpram as regras de utilização do formol.
Segue uma sequencia de produtos aprovados para a técnica de alisamento:
Escova de efeito liso Uberliss, Avlon
Apresentação: o produto tem como base a carbocisteína, que penetra profundamente no fio e não tem incompatibilidade com outras químicas de alisamento ou coloração. Com o uso do calor da prancha, o produto define a nova forma do cabelo sem afinar o fio, como acontece com o formol.
A carbocisteína alisa gradativamente e reduz o volume em até 90%. E sela a cutícula dos fios, reconstrói a fibra capilar, reduz o frizz, hidrata e dá brilho aos cabelos. Pode ser feita em qualquer tipo de cabelo. O cabelo não fica totalmente liso, fica com um movimento natural.
X-Tenso Moisture, L’Oréal Professionnel
Apresentação: a principal substância utilizada é o tioglicolato de amônio, que penetra no cabelo e rompe as cadeias de enxofre do fio, deixando os cabelos maleáveis para serem moldados: no caso são alinhados retos. O efeito liso é otimizado pela ação da escova e chapinha. Uma vez alisados, os fios não voltam a enrolar. Será necessário apenas retocar a raiz,
O X-Tenso é um método eficaz e seguro porque os resultados de alisamento são concretos e mantêm os fios saudáveis.
Exohair, Kosmental
Apresentação: os dois componentes principais são os ácidos acético e lático. O primeiro, combinado com outros ácidos, promove uma dilatação da fibra capilar. O ácido lático, ao ser aquecido, restaura a estrutura do fio, preenchendo os espaços abertos, as fissuras e as áreas danificadas, o que aumenta a matéria do fio e garante mais peso e uma nova forma, com mais brilho. Antes de aplicar a química é interessante fazer uma boa hidratação e cauterização para fortalecer os fios.
Os alisamentos que utilizam o Exohair respeitam a fibra original, talvez por isso o resultado não seja tão bom em um cabelo crespo quanto em um ondulado, mas o aspecto mais pesado e brilhante é visível em qualquer tipo de cabelo.
Wellastrate, Wella
Apresentação: o efeito alisante é provocado pela ação do tioglicolato de amônio, causando uma alteração de estrutura no fio fazendo com que ele fique maleável e possa ser remodelado, e usa a prancha para deixar os fios retos.
Além de tratar o fio, ele reduz o volume e deixa o fio maleável, o que dá um movimento bonito, natural.
Cabelos mais crespos devem ser retocados com mais frequência, pois, a raiz mostra a textura diferente do comprimento do fio. É indicado fazer essa manutenção a cada três meses.
.Monoetalonamina, Lissé Cosméticos
Apresentação: a principal substância utilizada é a carbocisteína, que tem o poder de penetrar nos fios, reduzindo seu volume, o que garante uma ação mais profunda, sem quebrá-los ou agredi-los, além de hidratar os fios. Os aminoácidos vegetais, também presentes na fórmula, criam uma película no cabelo que deixa os fios lisos.
Essa escova de monoetalonamina é uma das mais seguras e indicada no mercado hoje. Esse método é compatível com 99% de outras químicas, pois hoje a maioria das mulheres tem algum tipo de química nos cabelos e é preciso ter muito cuidado na hora de aplicar outro produto.
O efeito liso vai depender da forma original do fio, quanto mais enrolado, menos liso. Os muito crespos tendem a não ficar completamente retos.
O cuidado na hora da escolha do profissional e do produto é muito importante para alcançar o resultado desejado!