Cabelos Oleosos: Como Cuidar? (parte 1)
Os Melhores Shampoos
Os shampoos ideais para cabelos oleosos são os que limpam sem ressecar, que são suaves e adstringentes, e que contenham ativos que controlem o problema, como o piritionato de zinco, o enxofre, a argila, o asebiol, o sebaryl, o ácido cítrico, o trimetil, o alumínio, a sulfacetamida sódica e o ácido salicílico.
Existem vários shampoos para o tratamento da oleosidade, inclusive manipulados, como já falei no post Shampoos Manipulados Para Cabelos Oleosos e Com Caspa .
Evitem a todo custo os shampoos encorpados, perolados e muito cremosos, pois eles pesam nos fios, e prefiram os que são mais transparentes.
Apostem nos shampoos a seco, que são uma benção para esse tipo de cabelo ( o da Klorane é TUDO na vida!), já que “sugam” instantaneamente a oleosidade, e evitem os shampoos 2 em 1, que deixam os fios pesados.
Condicionador e Finalizador
Cabelo oleoso pode “ver a cara” do condicionador, desde que não seja na raiz.
O ideal é aplicar o produto apenas nas pontas, que costumam ser mais ressecadas.
Quanto aos finalizadores, que dessem ter o uso reduzido ao mínimo possível, a regra é a mesma: apenas nas pontas e jamais próximo à raiz!
Lenços, chapéus e bonés
Muito, muito, muito cuidado com qualquer coisa que abafe o couro cabeludo, pois o abafamento estimula a produção de sebo e deixa os fios ainda mais oleosos.
Ah, e cuidado com as receitas mágicas que circulam na net…O talco, que MUITA gente usa, até “puxa” um pouco a oleosidade, mas pode provocar coceiras e descamações no couro cabeludo.
O fato é que cuidando direitinho, dá pra controlar bastante a oleosidade dos fios.
Beijos
Ju