Meninada ( adorooo essa palavra! Me faz esquecer que já tô entrando nos 30! hahahaha),
Lógico que as minhas dicas mais frequentes são para as loiras, porque esse é o meu estado atual, mas nada mais justo do que atender a necessidade de TODAS as nossas seguidoras e falar de todo tipo de cabelo, né?
De hoje em diante, cada dia será dedicado a um tipo de cabelo e, para isso, tenho pagado vários king kongs, porque saio perguntando a todo mundo que encontro pela frente quais as maiores dificuldades em relação aos cabelos, bem como os cuidados e as diquinhas que funcionam. É dizer, eu sou cara de pau, sem noção e vivo incomodando os outros. Mas não tem problema, porque o motivo justifica!
Hoje vou falar de coisinhas gerais sobre cabelos crespos, mas aos poucos falarei de coisas mais específicas, tá?
Bom, como qualquer outra cabelo, os crespos precisam de cuidados que vão desde a lavagem até a hidratação, ou seja, precisam de manutenção constante para manter uma aparência saudável.
O que caracteriza um cabelo crespo é o fato de que ele nasce espiralado desde a raiz, e isso interfere na distribuição da oleosidade do couro cabeludo até as pontas, o que acaba interferindo no brilho e na maciez dos fios.
Outro problema comum desse tipo de cabelo é o excesso de volume, que acaba atrapalhando – e muito- a vida de quem possui esse tipo de cabelo.
Começando do básico, é preciso que os shampoos sejam hidratantes ou nutritivos, pois eles dão peso aos fios, o que ajuda na questão do volume e da sedosidade. Assim, procurem shampoos que contenham ativos como manteiga de cupuaçu, manteiga de karité, óleo de coco, pantenol, aloe vera, proteínas e extrato de frutas.
A hidratação e a nutrição devem ser constantes, principalmente a nutrição, que é o que ajuda a dar peso aos fios. Por isso, os óleos vegetais são de fundamental importância.
Tenho uma amiga que começou a investir em umectações semanais com óleos vegetais e o cabelo mudou da água para o vinho, já que esses óleos dão brilho, nutrem e hidratam.
Os óleos mais indicados são os de coco, abacate, copaíba, jojoba e oliva (quente), mas é preciso que eles sejam vegetais e extra virgem.
Até o pente, nesse tipo de cabelo, faz diferença, pois os pentes devem ter dentes largos, pra ajudar na definição dos cachos.
Além disso, cabelos crespos devem ser penteados quando estiverem úmidos, nunca quanto estiverem secos.
Não abra mão dos cremes sem enxágue, que proporcionam muito mais emoliência e controle dos fios que o leave-in. Ativadores de cachos também são essenciais para dar forma aos cachos e ajudar na definição dos cabelos.
Para controlar o frizz e reduzir a eletricidade dos fios, vale apostar em silicones.
Semana que vem tem mais dicas, tá?
Beijos
Ju
[email protected] /https://www.facebook.com/JuLopesPE