Tempos atrás a Kika fez um post sobre a biotina, que é muito usada para fortalecer unhas e cabelos, estimulando, ainda, o crescimento dos fios.
A biotina, conhecida também como vitamina H, é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B, essencial para o crescimento celular, bem como para a produção de ácidos graxos, dentre outras coisas.
A ingestão de ovo cru pode ocasionar deficiência de biotina, pois a proteína avidina, presente no ovo “captura” a biotina.
A deficiência dessa vitamina pode causar queda capilar, dermatite, depressão, náuseas, anorexia, problemas cardíacos, letargia, dores musculares e ressecamento cutâneo.
Um dos papeis da biotina é queimar hidratos de carbono e gordura, transformando-0s em energia.
Seu efeito fortalecedor para o cabelo e as unhas já é conhecido faz tempo, mas estudos recentes demonstram que a biotina influencia diretamente na composição da queratina e, por isso, é tão benéfica para cabelos finos e quebradiços, já que devolve a elasticidade aos fios, reduzindo a quebra e a queda capilar.
É interessante, ao fazer a suplementação de biotina, adicionar alimentos ricos em magnésio e manganês, já que eles aumentam a absorção da biotina.
A dose diária recomendada é de 0,15 a 0,30 mg por dia, sempre antes das refeições.
Para casos de alopecia e fragilidade das unhas, a dose indicada é de 2,5 mg ao dia.
A biotina pode ser manipulada em farmácias de manipulação ( óbvioooo rs) e o preço é bem em conta!
Alguém aqui usa?
Beijos
Ju
julianalopes@patricinhaesperta.com.br