Dentre as dúvidas que rondam a cabeça das gravidinhas de plantão (inclusive já falei de algumas aqui), acho que as que mais surgem estão relacionadas a cabelo. E pra responder algumas dessas perguntas e deixar vocês bem tranquilas, seguem as 3 principais dúvidas e também as respostas sobre o que fazer e o que não fazer no cabelo durante a gravidez.
Os cabelos podem ser pintados?
Nos primeiros três meses de gestação é super recomendado não fazer uso de nenhum tipo de produto químico. Depois desse período podem ser usados produtos tonalizantes que são eliminados após várias lavagens e não contém substâncias como amônia, formol, benzeno; henna que é feita da trituração de folhas de plantas (produto natural) ou mesmo realizar procedimentos que não entram em contato direto com couro cabeludo como mechas ou reflexos (feitos com touca). Mas o ideal é que a mamãe fique os nove meses sem passar nada nas madeixas, mesmo que você esteja loira e raiz escura cresça absurdamente, tente se virar com os cabelos do jeito que estão, vale a pena pelo filhote.
Os cabelos podem ser alisados?
Os produtos alisantes normalmente possuem em sua composição substâncias que podem afetar a formação e o desenvolvimento do seu bebê, por isso não são recomendados nem mesmo depois do primeiro trimestre.
Com a gravidez aumenta a queda de cabelos?
Durante a gestação a queda diminui consideravelmente, além do que os cabelos ficam muito mais bonitos, macios e sedosos. Porém, depois que o bebê nasce, após alguns meses, começa a queda, que muitas vezes é bem acentuada, muito maior do que antes, depois de um ano mais ou menos essa queda diminui e volta tudo ao normal. Mas se perceber que a queda está muito anormal converse com seu médico e se necessário procure um especialista.
Bom é isso minhas lindas. Essas são as 3 maiores dúvidas, mas se alguma de vocês tiver alguma pergunta pra fazer pode mandar que vou atrás da resposta e a gente compartilha.
Beijos
Lili Nascimento
E-mail: aline@patricinhaesperta.com.br