in

Você tem medo do novo?

Oi Meninas,

As pessoas, em sua maioria, gostam de se sentirem seguras, de saber onde estão pisando e para onde estão indo. Por isso, o medo do novo é um dos maiores dilemas dos seres humanos, onde encarar mudanças, lidar com o desconhecido e com surpresas são situações que geram angústia, ansiedade e inseguranças.

Sentir medo de algo que está por vir gera uma pressão que sequer sabemos de  onde vem, mas se avaliarmos bem, o medo é uma sensação de alerta que resulta de experiências já vividas, por isso, não tem como termos medo do que não sabemos. A conclusão é que o medo do novo, na verdade, vem de dentro de nós, das nossas experiências e aprendizados, assim, quando lidamos com uma situação que tira nossa sensação de controle, sentimos medo.

É um medo de algo que, inconscientemente, já sabemos que não queremos para nós. Muitas vezes, temos medo de algo não por causa da situação em si, mas sim do que pode revelar a respeito de nós mesmos. Se tenho medo de mudar de emprego, por exemplo, pode ser que seja medo de que eu não consiga dar conta, de que não consiga lidar com as novas pressões, com o novo ambiente de trabalho, medo de não me adaptar, de que os outros percebam alguma falha minha e de acabar perdendo tudo aquilo que já havia conquistado.

Pode ser também que o medo do novo seja reflexo da sua baixa auto-estima, de que não consiga resolver os problemas com criatividade e jogo de cintura, de me ver como alguém incapaz de aprender, de superar e conquistar. Pode ser que esse medo seja fruto de minhas inseguranças, de minhas idéias pré-concebidas reforçadas pela sociedade de que tudo tem que ser perfeito, tudo tem que ser de determinada forma para ser considerado ‘normal’, quando na verdade podemos aprender, desenvolver habilidades, nos adaptar e superar problemas. Pode ser que o medo, na verdade, seja medo do que os outros podem falar ou pensar ao nosso respeito, de que eles nos vejam como fracassados.

Eu disse ‘pode ser’ por que esse é um trabalho de autoconhecimento, em que é preciso analisar sua própria história, descobrir e identificar os padrões que geram essas reações. Através da reflexão e da terapia (se você sentir dificuldade de refletir sozinha ou necessidade de alguém para ajudar nessa jornada), é possível descobrir o por que de você se sentir apreensiva diante de situações novas e da falta de controle.

As situações ‘novas’ e ‘desconhecidas’ são parte do caminho natural da vida, pois nós não sabemos o que pode acontecer amanhã nem no que nossas escolhas vão resultar. Essa sensação de segurança é falsa, é uma ilusão, já que as mudanças estão ai por toda parte e também fazem parte da vida. Aliás, a vida é um verdadeiro ciclo de mudanças e devemos nos adaptar a isso, só assim cresceremos e evoluiremos.

É como aquela frase de que a água do rio nunca é a mesma pois ela sempre segue o curso do rio e devemos fazer o mesmo: deixar que a correnteza da vida, do novo e das mudanças nos levem sempre para a frente, sempre em busca de algo melhor para nós mesmos e para nossa vida. Não deixe que o medo barre seu caminho!!

Beijos!!
Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

SPFW – 6º dia!

LIVRO- Ele simplesmente não está a fim de você, Greg Behrendt e Liz Tuccillo