Dormir menos de seis horas por noite, deitar tarde, levantar cedo. Um dia sim, outro também… Quando chega o final de semana, nada de descanso. Se você leu essas frases e se identificou, cuidado! Isso pode engordar. Conhecida pelos médicos como informalmente de sonorexia, essa privação do sono prejudica a saúde e não deixa a gente emagrecer.
Isso porque, de acordo com os médicos, enquanto nós dormimos, produzimos leptina, um hormônio da saciedade, enquanto a grelina, responsável pela fome, diminui. Se a gente dormir pouco (menos de 7 horas por dia), significa menos leptina e mais grelina. Ou seja, mais fome, menos queima calórica e mais gordura armazenada.
Já dormir de forma correta, conseguir descansar o corpo e a mente, representa uma maior produção de serotonina, que provoca a sensação de bem-estar. E para ajudar você a dormir melhor e, consequentemente, emagrecer, preparamos uma listinha de dicas importantes. Veja só:
- O quarto escuro estimula a secreção da melatonina, o hormônio que dá o sono.
- Não use coberta demais e nem pijama de menos. Sentir frio ou calor durante a noite também atrapalha o sono.
- Tome um banho quente antes de deitar. Vale escutar uma música calminha e até ler um livro com assunto leve. Isso ajuda a “chamar” o sono para perto.
- A janta deve ser três horas antes de ir para a cama para a digestão não atrapalhar o descanso.
- Evite café e exercícios físicos à noite. Eles estimulam o nosso corpo a ficar aceso.
- A última dica e a mais animadora: faça sexo! O orgasmo também produz endorfinas e induz o sono.