Tá aí uma coisa que eu não entendo: gente que não engorda de jeito nenhum!
Já falei isso no Face algumas vezes, porque fico boba de como Bruno, o dindo de Ozzynho, come e nunca engorda…
Ele come, no mínimo, três vezes mais que eu, e sempre coisas engordativas, como salgadinhos, sanduiches, refrigerante, salgados e açaí, e o peso dele nunca se altera, enquanto eu já engordo de sentir o cheiro dessas coisas… Alguém explica?
Já achei que era birra da existência, falta do que fazer do universo, mas acabei indo pesquisar e vi que muitos fatores podem contribuir para que o ponteiro da balança não saia do lugar, independente do que e da quantidade que se coma.
Um dos fatores que mais influem nisso é o metabolismo, pois quem tem uma alta taxa metabólica basal, é dizer, o metabolismo acelerado, pode comer mais, bem mais, já que há um gasto maior de calorias.
Como se vê, a seleção natural não me favoreceu, porque o meu metabolismo anda a passo de tartaruga!
Mas tudo bem, vamos aos próximos fatores…
Já se sabe que a genética influencia bastante nesse quesito. Um gene especifico, o FTO, que é um dos genes associados à obesidade, parece ser determinante no acúmulo de peso, pois comprovou-se que adultos que possuem uma variante desse gene pesam mais do que os que não possuem.
Assim, caso você não possua esse gene, as chances de engordar são remotas.
Outro fator importante é o que está relacionado à quantidade de músculos, já que quanto maior a quantidade de músculos, maior será o gasto calórico para manter o corpo em funcionamento.
Pelo que eu entendi é assim:algumas pessoas vieram programadas para serem magras, são os chamados magros naturais, enquanto que outras pessoas, para serem magras, precisam ralar bastante.
De hoje em diante teremos semanalmente posts sobre ganho de peso, certo?
Beijos
Ju
julianalopes@patricinhaesperta.com.br