Meninas,
Nem sempre temos uma alimentação equilibrada e quando exageramos na fritura, nos doces, nos enlatados, nas comidas processadas e nas bebidas, nosso organismo acaba acumulando muitas toxinas. Assim, ficamos com insônia, mal estar, cansaço, dor de cabeça, diarréia e vários outros sintomas que traduzem a necessidade de uma dieta de desintoxicação, para eliminar do nosso organismo substâncias como corantes, conservantes e agrotóxicos.
A dieta de desintoxicação renova o funcionamento do aparelho digestivo, ativa a circulação sanguínea, aumenta a energia e a vitalidade, melhora a absorção de nutrientes e a imunidade, além de retardar o envelhecimento e ajudar na perda de peso. Alguns nutricionistas a consideram restritiva, por isso ela só pode ser seguida por, no máximo do máximo, 3 dias, e não pode ser feita por crianças, adolescentes, gestantes, idosos ou mulheres que estejam amamentando, por não conter as quantidades necessárias de nutrientes e calorias para estes grupos.
Na verdade, a idéia da desintoxicação é dar um susto no organismo e, com a ajuda de certos alimentos, promover uma limpeza. Aqui, o importante é investir em alimentos naturais e reduzir o máximo possível o consumo de alimentos industrializados, como sal e açúcar. A meu ver, não há necessidade de ser restritivo, basta fazer substituições inteligentes e aumentar o consumo de frutas, fibras, água, leguminosas, legumes, e passar 3 dias sem consumir doces, frituras e maneirar no sal. Simples e óbvio, né?
Além do susto no organismo, a intenção é, também, fazer com que você adquira o hábito de consumir alimentos saudáveis e exclua gorduras e açúcares em excesso. Sem falar que devemos comer apenas para saciar a fome e não até ficar passando mal de cheia, ok!
No próximo post, segue algumas dicas de alimentos desintoxicantes.
PS. A Ju, já falou AQUI, AQUI e AQUI sobre esse assunto, vim aqui só bater na tecla e reforçar a necessidade de livrar nosso organismo de toxinas antes de entramos na reeducação alimentar.
Beijos!
Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)