Eu gosto tantooo de cupuaçu, e tomo tanto, que precisei ir pesquisar sobre os benefícios dessa frutinha deliciosa para poder justificar, digamos, a minha orgia alimentar à base de cupuaçu.
Sabe-se que o cupuaçu é originário da Amazônia e que, por lá, entre os índios, ela é indicada até para auxiliar partos difíceis.
Os índios, que foram, obviamente, os primeiros usuários dessa fruta, usam-na em dores abdominais, pois ela alivia as dores. É muito utilizada, ainda, para cicatrizar todo tipo de feridas, pois a manteiga de cupuaçu possui propriedades cicatrizantes.
Tanto a polpa quanto a semente são muito utilizadas na industria alimentícia para produzir produtos que vão desde sorvetes ( AMO!) até licor, xarope e biscoito,dentre outros.
Da semente do cupuaçu se obtém o cupulate, o chocolate do cupuaçu, que é uma polpa similar ao chocolate originário do cacau, só que bem mais barata e com um teor bem mais baixo de teobromina, que é uma substância de efeitos estimulantes.
Além do uso pela indústria alimentar, existe o uso pela indústria cosmética, que utiliza a manteiga de cupuaçu para óleos, hidratantes, produtos capilares, batons, desodorantes cremosos e pomadas indicadas para estimular a cicatrização.
Além da polpa e da semente, usa-se também a casca do cupuaçu, que é rica em ferro, potássio, manganês e outros minerais. O uso da casca é dirigido, basicamente, para a produção de adubo orgânico.
Bom, eu sou viciada em sorvete de cupuaçu e uso vários creminhos de cabelo que são à base de manteiga de cupuaçu, pois ela é bastante emoliente e hidrata profundamente os fios.
No próximo post a gente conversa sobre os benefícios que o cupuaçu proporciona para a saúde, ta?
Beijos
Ju
@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br
https://www.facebook.com/JuLopesPE