ALERTA: Maquiagem Contém Metais Pesados
Chumbo
O chumbo, que é considerado uma neurotoxina, é o metal que mais causa intoxicação, atingindo todos os tecidos nobres do organismo, bloqueando e inativando enzimas e aumentando a permeabilidade da membrana celular.
Em alguns casos, afeta o sistema nervoso e causa lesões graves em diversos órgãos, como rins, fígado, intestinos e nos órgãos do sistema reprodutor.
Apesar de não existir no Brasil uma legislação específica para batons, o Decreto nº 79094, de 05 de janeiro de 1977, trata, no art. 49 dos limites de metais pesados permitidos para batons.
A Anvisa esclarece, no decreto 79094/77, art.49. item III –“G”, que o chumbo NÃO é utilizado em batons e que essa substância pode aparecer como contaminante de corantes e pigmentos utilizados em produtos de maquiagem no limite máximo de 20 ppm (20 partes por milhão).
Faz mal mesmo?
O debate sobre os riscos é acirrado, já que uma parte alega que as quantidades de metais presentes nos produtos são ínfimas e não causam danos, enquanto outra parte sustenta que, mesmo em quantidades inexpressivas, há o risco de contaminação devido ao efeito cumulativo, já que essas se acumulam no organismo facilmente.
E pra quem pensa que o organismo excreta esses metais facilmente, vai um alerta: o processo de excreção de metais pesados é extremamente lento e leva até 30 anos.
O intuito do post não é fazer terrorismo, é fazer um alerta e debater a questão, pois, pelo que entendi, embora o nível de metal de um só produto não interfira tanto, o efeito cumulativo de todos os produtos que usamos ao longo do tempo, somados às outras fontes de contaminação, como a alimentação, a água e o ar, pode sim causar problemas, e problemas graves.
E pra quem acha que está imune a isso, vale ressaltar que a contaminação por metal pesado pode ocorrer devido à ingestão, ao toque e à respiração. Ou seja, quem está exposto corre o risco.