A base de toda maquiagem é a preparação da pele, porque não há make perfeito com uma pele mal feita, não é mesmo? Então, para um “bate bola” rapidinho com a ordem de aplicação e a aplicação correta, rápida e certeira de cada produto!
Primer
Logo após o protetor solar, é hora de aplicar o primer, que prepara a pele para receber a maquiagem, amenizando as linhas de expressão e ruguinhas, reduzindo o brilho, controlando a oleosidade e retraindo os poros. A aplicação do primer pode ser feita com os dedos ou com um pincel, e isso depende muito da textura do produto. Para quem tem pele oleosa, esse produto é essencial!
Corretivo
O corretivo serve para neutralizar o que incomoda, como manchas e olheiras, por exemplo, além de funcionar bem para fazer o contorno do rosto. As texturas são muitas, mas o melhor é começar com os corretivos líquidos, que são mais fáceis de aplicar, não acumulam tanto, proporcionam um resultado bem natural e funciona super bem nas olheiras. Eu gosto de aplicar corretivo com os dedos, porque assim tenho mais controle da cobertura, mas a a grande maioria faz o “trabalho” com um pincel.
O ideal é que o corretivo seja um tom mais claro que o seu tom de pele, e aplicado antes da base, embora muita gente aplique depois. O efeito desejado é o que neutraliza e ilumina, e é nisso que você precisa focar quando estiver aplicando o produto na pele, pois exageros deixarão o rosto parecendo uma máscara.
Base
Após o corretivo, é hora da base, que uniformizará e cobrirá a pele, garantindo o efeito “pele perfeita”. Para que a base cumpra sua função como deve, é preciso escolher a que fica melhor na sua pele, levando em conta o tipo de pele, se é seca, oleosa ou sensível, o tom da pele, já que ela precisa ficar da cor exata da pele, a textura que melhor se adéqua a sua pele e a forma de aplicação. Meninas de pele oleosa devem optar pelas bases cremosas mais fluídas, não muito densas e oil free, e as meninas de pele seca podem escolher bases mais cremosas e densas.
A cobertura depende do efeito que você deseja alcançar, e vai de leve a alta. Já o tom da base deve ser escolhido aplicando-a no rosto e não no pulso, que é mais claro que a pele do rosto. Ela pode ser aplicada com os dedos, com pincel ou com esponja, mas gosto mesmo é de aplicar com os dedos, porque é prático, é fácil e cobre tudo rapidinho.
Pó
O pó finaliza a maquiagem e dá um acabamento mais sequinho, sem brilho, coisa que as meninas de pele oleosa adoram! A aplicação pode ser feita com um pincel fofo ou com uma esponja, mas a aplicação com o pincel deixa o resultado mais suave, enquanto a esponja deixa o resultado, não raras vezes, pesado.
Tenho gostado horrores do pó matificante da Eudora, que cobre bem e deixa a pele sem brilho nenhum!
Beijos