Esse final de semana um amigo me perguntou o que eu considerava traição e quais motivos levam as mulheres a trair… Nem vou entrar nas questões éticas porque discutir ética é desnecessário, mas vou , sem hipocrisia nenhuma, falar o que eu realmente acho.
Para expor o que eu acho de traição é preciso definir o que seja traição. Começo dizendo que traição, pra mim, não é uma coisa somente física. Traição é falta de lealdade. Traição é expor o outro. Traição é estar em uma relação e jogar no time oposto.
Viajar para um lugar distante e, por uma noite, se envolver com alguém é traição? Ou será que é traição manter uma história paralela? E se a história paralela envolver conhecidos da pessoa que você diz que ama? Isso é traição? O que aí é traição? Não seria traição, talvez a maior de todas, negar os próprios desejos só para fazer o que é , teoricamente, certo?
Sinceramente? Se envolver com um desconhecido por um momento não é traição, é desejo. Expor o outro ao que quer que seja pode ser traição. Ou não.
A mulher trai por motivos diferentes do homem? Sim. Mulher trai por carência, por vingança, porque o ego está ferido… E trai por desejo também, trai por vontade, trai porque o namorado está chato, trai porque a relação está monótona, trai porque quer novas experiências! Não gente, amor e desejo não são coisas que obrigatoriamente andam juntas. Você pode amar uma pessoa e desejar outra, e uma coisa não tem nada a ver com a outra…
Às vezes uma traição salva uma relação. Às vezes uma relação é tão boa que você não quer abrir mão dela, mas ela não supre todas as suas necessidades, e isso é absolutamente normal porque, afinal, ninguém está aqui para suprir todos os desejos e necessidades do outro.
Acho mesmo que ninguém é fiel, você pode estar, mas não é…
Seria muito cômodo pra mim “dar o exemplo” e falar o que é normalmente aceito, mas eu preferi sair do pedestal e falar o que eu realmente acho.
Seria muito fácil se as coisas fossem só certas ou erradas e se as pessoas fossem só boas ou más, corretas ou canalhas…Mas não é assim, é tudo misturado e tudo de uma vez só.
É tão fácil apontar o dedo e julgar. É tão fácil saber exatamente o que fazer quando a gente não está dentro da história. É tão fácil, como diz uma grande amiga minha, ser superior a isso e dar lições de moral quando não é a gente que está ali no meio da tempestade.
Mas acontece que nós somos humanos e os nossos sentimentos não são tão simples. A coisa, quase sempre, é MUITO mais complexa do que se imagina.
Muitas vezes não trair o outro é trair a si mesmo. É traição de qualquer forma. Qual é o pior? Isso nunca é fácil… Alguém sempre vai ser enganado e alguém sempre vai sair ferido. Se acontecer comigo eu vou ficar chateada sim e seria hipocrisia dizer que não, mas hipocrisia maior é querer negar o óbvio.
Ninguém, a princípio, quer machucar ou magoar o outro. É claro que é importante se colocar no lugar do outro. É lógico que ninguém quer passar por isso, até porque, na hora da raiva, quando seu ego está dilacerado , você não vai pensar que o outro é humano e que esse tipo de coisa acontece.
Mas eu acho que a gente precisa começar a tirar um pouquinho a venda dos olhos e encarar as coisas como elas realmente são e entender que todos somos passíveis de erros… Porque a vida é assim mesmo meninas… A vida é cheia de talvez…
Agora é com vocês…O que vocês acham disso tudo?
Beijos
Ju