Algumas vezes podemos nos sentir rejeitadas ou trocadas, mas isso é algo que devemos aprender a lidar e a aceitar naturalmente, pois todos nós, em algum momento da vida, somos rejeitados ou rejeitamos. Isso acontece por que nós temos o poder e a liberdade para fazer escolhas, e estamos rodeadas por pessoas totalmente diferentes de nós e de umas das outras.
Ou seja, se alguém optar por nos rejeitar, é por que simplesmente nós não somos o ideal para ela, não estamos na mesma sintonia, com o mesmo desejo, e não podemos obrigar ninguém a ficar do nosso lado, não é mesmo? Assim, devemos respeitar os sentimentos do outro, pois você também pode muito bem rejeitar alguém por não sentir compatibilidade ou por estar em outra sintonia, naquele determinado momento.
Ser rejeitada, então, não significa que você é feia, ruim, que não tem valor ou que nunca irá encontrar alguém. Simplesmente é algo que acontece e que devemos compreender isso como uma chance a mais, como uma oportunidade de viver outras possibilidades, de sentir afeto e encontrar alguém que retribua seus sentimentos.
Isso não é motivo para se sentir inferior, deprimida, infeliz ou com vergonha de quem você é. Somos constantemente rejeitadas, seja por grupos, amigos, familiares, empregos que não deram certo, relacionamentos ou paqueras que não vingaram…E isso não nos torna pior nem melhor do que ninguém, apenas humanos.
É claro que não é nada legal ser rejeitada, então é normal se sentir triste ou decepcionada quando nosso afeto e nosso desejo não são retribuídos, mas devemos manter a cabeça erguida e investir em nós, na nossa capacidade de se reerguer, seguir em frente e aprender com as experiências da vida. O mundo e a vida não se resumem a uma única pessoa ou a um único grupo social, ainda temos muito tempo pela frente, muitas pessoas para conhecer e muito que viver.
O ideal é investirmos sempre em nós, na nossa autoestima, autoconhecimento e felicidade. Outro ponto importante é parar de se iludir e de colocar nossa felicidade nas mãos dos outros. Já disse e digo de novo: felicidade vem de dentro, é estado de espírito e depende de nós. Para quem se valoriza e se ama, a rejeição é apenas uma escolha que independe de você, afinal, você não tem poder sobre as escolhas nem sobre os sentimentos do outro. Cabe a você reagir e decidir superar sempre tudo que acontecer.
Beijos!
Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)