Eu até gosto do verão… O que eu não gosto nem um pouco é do calor que faz no verão!
Explicando: eu moro em uma cidade MUITO quente e seca… O calor que faz aqui é uma coisa tão absurda que custo a acreditar, principalmente porque vento e fresquinha é uma coisa que não se vê por aqui!
Por causa disso, todo verão é um sofrimento pra mim, já que passo muito mal com o calor. Primeiro que começo a transpirar muito, mas é muito mesmo. E isso, por si só, já é um incômodo enorme.
Além de transpirar horrores eu fico enjoada (mais do que sou hehehe), nervosa, irritada, perco completamente a concentração, meus olhos ressecam, minha cabeça dói, eu fico cansada, minha pressão cai e, para completar a cena, fico coberta de brotoejas, aquelas erupções vermelhas comuns em crianças.
Sempre fiquei incomodada com o calor, mas foi de dois anos pra cá que a coisa piorou de vez, o que me deixou preocupada.
Fiz váriosss exames e descartei todas as possibilidades de doenças que causam intolerância ao calor, mas o fato é que quando chega o calor eu fico péssima e como sei que muita gente passa por isso, vou dividir com vocês as soluções que encontrei.
O mais importante é repor o líquido perdido, mas não só água, pois quando a gente faz reposição hídrica somente com água os eletrólitos se diluem ainda mais, o que acaba causando fadiga, desmaios e cãibras.
Água de coco, sucos, chás gelados e bebidas isotônicas são muito bem vindas sempre.
Ficar em ambientes frescos é obrigatório! Lancem mão do ventilador e do ar condicionado, tendo cuidado para não ressecar ainda mais os olhos.
Roupas frescas, leves e de tecidos de algodão são a melhor opção.
Sempre que possível, coloque um pano úmido e frio na nuca, pois a sensação de refrescância é imediata.
Quando aparecem brotoejas, o melhor é usar cremes calmantes. Eu uso óleo essencial de lavanda diluído em água gelada e aplicada na pele com gaze, pois a lavanda é calmante e reduz rapidamente o prurido.
Os banhos devem ser sempre frios e mais frequentes, pois quanto mais o suor fica em contato com a pele, maiores as chances de aparecerem as brotoejas, que são dermatites de contato ao calor.
Além disso, evitem se expor ao sol e evitem ficar em locais cheios e quentes, pois o ideal é ficar em locais arejados e com sombra
Esses cuidados não vão fazer a intolerância ao calor desaparecer, mas vai diminuir bastante o incômodo!
Beijos
Ju
@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br
https://www.facebook.com/JuLopesPE