O chá do boldo não é a coisa mais saborosa do mundo, mas é um dos chás mais populares que existem devido a seus efeitos digestivos. É comum, pelo menos por aqui, que qualquer dorzinha na barriga seja “tratada” com boldo porque, como diz minha mãe, “toma chá de boldo que passa”!
O boldo possui ação hepatoprotetora, digestiva, aperitiva ( hum???), colerética e colagoga. Sua folha é altamente digestiva e estomáquica, por isso é útil em casos de dispepsias.
Os ativos presentes no boldo ( alcalóides como a boldina, flavonóides , boldoglucina, cânfora, colina, cumarina, eugenol, limonemo, linalol, metil-eugenol, resina, reticulina, taninos, sitosterol, sais minerais, ácidos orgânicos, glicídios e lipídeos) ativam a secreção salivar e gástrica.[
Já foi comprovado que, além da atividade hematoprotetora por redução da peroxidação lipídica, essa folha possui a capacidade de dobrar a secreção biliar e fluidificar a bile.
Especula-se que a boldina, alcalóide que compõe o boldo, possui propriedades hepatoprotetoras e coleréticas, embora desconfie-se que os
glicosídeos flavônicos exerçam uma ação sinérgica.
É indicado para disfunções hepatobiliares, perturbações digestivas, doenças do fígado, hepatites, cistites, colelitíase e enxaquecas . Usa-se o boldo, também, como diurético e antiespasmódico.
O extrato seco pode se tomado em doses que vão de 100 a 500 mg por dia, enquanto que a versão em pó pode ser tomada em dosagens de 2 a 6 gramas.
Deve-se evitar doses maiores que as indicadas, sob pena de problemas renais. Em doses elevadas, o boldo apresenta ações sedativa, anestésica, e
hipnótica.
Ainda não se sabe ao certo quais reações adversas o boldo pode causar, mas sabe-se que deve-se evitá-lo na gravidez e na lactação, pois não existem estudos que comprovem sua segurança nesses períodos. Crianças menores de seis anos e pacientes com doenças graves no fígado, bem como pacientes com problemas no sistema nervoso central e pacientes com problemas no sistema respiratório não devem fazer uso da substância.
Comprovou-se que em combinação com a genciana, a cáscara sagrada e o ruibarbo, o boldo leva a perda de apetite e trata constipação, flatulência e pruridos.
Para quem não tem um pezinho de boldo em casa, vale lançar mão de uma fórmula. Confiram a sugestão de fórmula para auxiliar na digestão:
Bromoprida ………………………. 8mg
Extrato Seco de Boldo ……………. 100mg
Pancreatina ………………………. 50mg
Simeticone ……………………….. 80mg
Excipiente qsp ………………….. 1cap
Beijos
Ju
@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br