Que me desculpem as fumantes, mas na minha opinião não existe coisa mais sem função do que o cigarro. Ele fede, amarela os dentes, vicia, causa câncer, acaba com o pulmão, causa bronquite, atrapalha a respiração, pode causar derrame cerebral, dentre outros vááááááááários malefícios… Agora, eu juro pra vocês, tentei achar um benefício, unzinho se quer e não consegui.
E mesmo assim, infelizmente, tem muita gente que fuma e não consegue deixar de lado o cigarro por nada. O pior de tudo é que as pessoas estão começando a fumar cada vez mais cedo, podemos ver adolescentes e até mesmo crianças com cigarro na boca. É muito triste!!!
Motivo pelo qual ele (o fumo, o tabagismo) já é considerado uma doença mundial, chegando a ter classificação CID (Código Internacional de Doenças).
Largar o cigarro não é fácil, apesar de não fumar (Graças a Deus!) sei muito bem disso, tenho várias pessoas conhecidas, além de minha própria mãe, que fumam e não conseguem vencer esse mal. Mas olha só meninas, a maioria das coisas na nossa vida são desafios, e se cada uma de vocês não tentar vencer essa batalha não adianta, o cigarro vai acabar com vocês.
É claro que problemas como abstinência, aumento de peso, e vários outros problemas de saúde podem surgir durante a decisão de abandonar o vício, mas não se deve jamais desanimar, é imprescindível que, por pior que seja o momento vivido, a falta do cigarro, a irritação, a vontade (quase) incontrolável de fumar, a pessoa não se deixe levar pelo sofrimento, o abandono do fumo é sempre melhor, e esses sintomas vão passar.
Conforme pesquisa da OMS (Organização Mundial de Saúde), até o ano 2025 cerca de 500 milhões de pessoas vão morrer devido a complicações de saúde causadas pelo cigarro, em todo o mundo, e o mais triste é que, dentre essas pessoas, estarão as crianças e adolescentes que começaram a fumar agora.
Por isso minhas lindas, vamos abandonar esse vício horroroso logo, definam como uma meta pra esse ano de 2012, e não desistam, vocês são fortes, guerreiras e vão conseguir!!!
Beijos
Lili Nascimento
E-mail: [email protected]