in

O dia em que resolvi parar de tirar as cutículas

Lindonas,

Continuando o post anterior – tirar a cutícula ou não, eis a questão, vou contar para vocês os motivos que me levaram a deixar de tirar as cutículas.

 

Foto: Reprodução

 

Como era minha unha:

Minha unha vivia cheia de ondulações, manchinhas brancas, quebrava e lascava com muita facilidade. Eu não sou muito de ir à manicure e sempre que fazia a unha em casa, “escavava” a cutícula quando surgia uma pelinha.

Quando eu fazia esse processo de “escavação” na coitada da cutícula, também estragava a unha. O alicate sempre batia na unha e isso a machucava, mesmo que de forma imperceptível aos olhos.

Sem contar as unhas dos pés, que viviam amareladas e descamadas.

Isso me deixou muito preocupada, pois eu pensava que as unhas das mães descamavam porque digito muito, mas quando vi que acontecia com as unhas dos pés também, percebi que alguma coisa estava errada.

Nada justificava o tom amarelado, pois eu não uso esmalte escuro no pé só Renda.

A “escavação” da cutícula:

 Mas mesmo assim fiquei nesta situação até outubro do ano passado, quando iria ser madrinha de um casamento e testei uma manicure nova (açougueira) e ela acabou com os meus dedos, tirou cutícula, bife e tudo o que eu nem sabia que saía, tanto da mão como do pé. A sensação era a de que ela havia tirado minhas unhas, arrancado todas as peles que ficam embaixo da unha e implantado as unhas de novo, um horror.

Foi um estrago tão grande que eu não conseguia passar as pontas dos dedos no cabelo (lavar ficou impossível), nem cobrir os pés só com lençol! Você só sente as pontas dos dedos quando elas doem demais e as minhas meninas, doíam tanto!

Depois desse dia, 8 de outubro de 2011, resolvi que nunca mais iria tirar a cutícula. Já conhecia relatos de meninas que não tiravam e sabia também que tirar em excesso faz com que o aspecto da unha fique horrível. Vocês já viram, principalmente nas mãos de mulheres mais velhas, que a unha parece enfiada na pele?

O Conselho médico:

Fui ao Dermatologista e ele me orientou nesse mesmo sentido, disse ainda que, deve-se evitar tirar as cutículas não apenas pela exposição a doenças que a falta delas causa, mas principalmente para evitar danos externos e a retirada em excesso machuca o dedo e a unha, pois muitas vezes não percebemos que o alicate bate na unha e causa lesões.

Isso tudo convence qualquer pessoa a parar de tirar cutícula, mas, agora vocês devem estar se perguntando (e até já me perguntaram), o que fazer para manter a unha bonita sem tirar a cutícula?

Conto no próximo post, senão a leitura vai ficar muito maçante.

Leiam também outros post super esclarecedores sobre cuidados com as unhas:

Uso do formol em esmaltes, da Ju.

Fortalecedor de unhas, da Kika.

Beijos,

Dani

[email protected]

www.facebook.com/danielle.garciachaves

 

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Tirar a Cutícula ou não, eis a questão

Fios de Ouro