Tirar a Cutícula ou não, eis a questão

Lindonas

Hoje não vou falar de cabelos, vou falar de unhas, em específico da cutícula.

Foto: Reprodução

Unha X Saúde

Unha não é só beleza, estética e acessório para exibir tudo quanto é modelo de esmalte. Aliás, atualmente o que não faltam são opções de cores, desenhos geométricos, apliques e texturas.

Mas, acima de tudo isso, a unha reflete e diz muito sobre nossa saúde. A cor, a maleabilidade e a textura ajudam muitas vezes no diagnóstico médico. É possível diagnosticar através das unhas doenças como anemia, hepatite, diabetes, dentre muitas outras.

Além de várias doenças, através do aspecto das unhas pode-se diagnosticar várias deficiências de vitamina.

Vitaminas

Pensem assim: nosso corpo precisa de uma infinidade de vitaminas para manter o correto funcionamento. A divisão destas vitaminas é feita por “prioridade de órgãos”, os mais importantes, recebem as vitaminas primeiro. Com isso, tanto as unhas como os cabelos recebem o que “sobra” de vitaminas e, caso a quantidade seja insuficiente, este dois vão ficar sem as vitaminas, a fim de não prejudicar o funcionamento dos órgãos.

Por esta razão, quando alguma coisa falta no nosso corpo, sentimos primeiramente o impacto na unha e no cabelo!

Mas também contribuímos com os danos externos…

Danos externos

Muitas vezes nos esquecemos de dar o devido cuidado às unhas e elas, tadinhas, acabam ficando doentes.  Há também às vezes em que o excesso de cuidados (errados) também interfere na saúde dessas pobrezinhas!

Até aí, acredito que todas já sabem, mas o que muitas desconhecem é que podemos evitar diversos problemas de saúde apenas com um simples gesto: deixar de tirar as cutículas.

O que a maioria de nós não leva em consideração é que as cutículas são a proteção da unha. Assim como nos cabelos, as cutículas da unha servem para selar o contato da parte externa do corpo com a parte interna. Se a cutícula não estiver lá, nosso organismo estará exposto aos danos externos, poluição, bactérias, fungos, germes e, consequentemente, às doenças.

Recomendo a leitura de alguns posts publicados:

Quando as unhas quebram, da Raquel.

Como ter unhas longas e fortes, da Ju.

Por trás das unhas.

Isso é tão grave que em muitos países não se há o costume de tirar a cutícula, mas é um comportamento tipicamente brasileiro que está presente há décadas na nossa cultura.

Para quem opta por tirar, não precisa se descabelar é só evitar o excesso. Eu optei por não tirar e conto tudo no próximo post.

Beijos,

Dani

danielle@patricinhaesperta.com.br

www.facebook.com/danielle.garciachaves

 

 

 

 

 

Tirar a Cutícula ou não, eis a questão
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

11 Comments
  1. Crisgalvao2000 disse:

    E como faz para manter as unhas bonitas sem tirar a cuticula?

  2. bom dia….eu tiro da mão toda semana e dos pés a cada 15 dias, meu sonho é parar de tirar as cutículas, pois da um trabalhão, eu mesma que faço….da mão eu tiro td semana, pois ela vai ressecando, fica feio sabe…oque eu poderia usar p/ tirar esse ressecamento e as unhas tem que ficar bonitas né, afinal a impressão que tenho é que se eu não tirar minhas cutículas minhas unhas vão ficar feias,ressacadas em volta e aquela pele em cima da unha, no meu pé nossa junta mto courinhos em volta, mas faço só a cada 15 dias mesmo, já que fica + escondido…..rsrs…..Bjussss

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.