in

Ingerir Líquidos Durante As Refeições Faz Mal?

Quem não gosta de tomar um suquinho ou a praga do refrigerante na hora do almoço? Acho que todo mundo gosta…

Mas será que esse hábito, tão comum entre nós, faz mal? Engorda ou “dá barriga”?

Bom, por inúmeros motivos, esse hábito é prejudicial sim!

Da boca até intestino o alimento ingerido sofre a ação de várias enzimas e, no processo digestivo, o pH gastrointestinal precisa estar equilibrado.

Ao ingerirmos líquido antes, durante ou logo após as refeições, há uma diluição do suco gástrico, que é formado, dentre outros componentes, pelo ácido clorídrico e por uma enzima digestiva (pepsinogênio/pepsina).

Foto: reprodução

É o suco gástrico quem reduz o pH estomacal e deixa-o ácido. Quando há a diluição do suco gástrico, o pH aumenta e o organismo precisa trabalhar ainda mais para produzir mais ácido para reduzir o pH, ativar a enzima digestiva e finalizar o processo digestivo.

Além disso, essa diluição acaba comprometendo a absorção de nutrientes e gerando fermentação dos carboidratos, o que gera distensão abdominal e, consequentemente, gases.

Outro problema causado pelo consumo de líquidos nas refeições é  a dilatação do estômago, que, em último caso, pode levar a um aumento de peso, já que um dos sinais para que o cérebro entenda que está saciado é o tamanho do estômago.

Assim, se  o estômago se habituar a uma super dilatação, o cérebro vai associar a saciedade com  a dilatação, e a gente vai sentir mais fome.

 O ideal é mastigar bastante os alimentos, já que a falta de mastigação é um dos fatores que leva as pessoas a ingerirem líquido durante a refeição. A mastigação é importante para produzir mais saliva, o que facilita o transporte de alimentos e a digestão.

A regra é não ingerir líquidos 3o minutos antes e até 60 minutos após a refeição.

Difícil, né?

Beijos

Ju

[email protected]

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Tutorial – Batons Nyx (parte 02)

Botox Em Creme: Existe Essa Solução?