Pra quem acha que dormir é uma perda de tempo e, por isso, costuma trocar o travesseiro pelas noitadas, vai a dica: uma noite perdida ou mal dormida gera efeitos visíveis na sua beleza.
Não, não é mito, é fato comprovado!
Envelhece!
Sabe-se que durante o sono produzimos o hormônio do crescimento, que regenera as células.
É durante o sono que são reparados os estragos do dia e os danos causados pelo sol, pela poluição e pelo vento.
Assim, é dormindo que regeneramos as nossas células, o que significa pele mais viçosa, cabelo mais saudável e metabolismo acelerado.
Como o hormônio do crescimento é responsável também pela renovação muscular, uma noite mal dormida compromete o tônus muscular e, a longo prazo, contribui, e muito, para a flacidez.
Deixa as madeixas frágeis!
Já o cabelo, paixão nossa de cada dia, fica mais fraco, já que há uma redução na quantidade de nutrientes recebidos por ele.
Não dormir direito provoca, a curto prazo, olheiras, pele sem viço e linhas de expressão mais intensas.
A longo prazo a coisa se complica ainda mais, pois há um prejuízo maior na irrigação da epiderme, o que provoca rugas, flacidez e menos resistência cutânea.
Além disso, quando deixamos o travesseiro de lado, abrimos mão da melatonina, antioxidante poderoso que combate os radicais livres, e, consequentemente, o envelhecimento.
Engorda!
E pra quem se preocupa com os quilinhos a mais, vale ressaltar que noites perdidas significam números a mais no manequim, já que, quando dormimos pouco, há um aumento na produção da grelina, que é o hormônio da fome.
Pra deixar tudo ainda mais complicado, há uma redução na produção de leptina, que é o hormônio que “reduz” a fome.
Ou seja, dormir pouco faz mal pra pele, pro cabelo, pro corpo, pro organismo e, de quebra, engorda!
Beijos
Ju