Quando as temperaturas começam a subir, o comprimento das saias tende a diminuir e as pernocas costumam aparecer mais e mais.
E, com as pernas de fora, qualquer imperfeição é fatal, sobretudo as que envolvem vasinhos e varizes.
A melhor saída é evitar, tomando alguns cuidados básicos, mas também existem meios de tratar, e é sobre isso que falaremos nesse post!
Os vasinhos, varizes mais finas, nada mais são que veias dilatadas causadas por fatores genéticos, hormonais, posturais, bem como por problemas como obesidade, sedentarismo e até pela gestação.
Na grande maioria dos casos (70%, em média), a causa é genética. Assim, caso seus pais tenham (é mais comum em mulheres, mas homens também podem ter), é altamente provável que você possa ter algum dia.
Entretanto, eliminando alguns fatores de risco, é possível reduzir, e muito, as chances de ter os benditos. Confiram quais são!
Sedentarismo
O sedentarismo é, por inúmeros motivos, o inimigo das pernas bonitas e torneadas, mas pode causar também os temíveis vasinhos.
Nesse caso, se exercitar é importante porque eles fazem com que as bombas musculares sejam mais eficazes e estimulam a circulação.
É de fundamental importância manter os músculos da panturrilha em movimento, vez que é nessa região que se encontra mais de 90% das veias e vãos que “carregam” o sangue até a região do coração.
Excesso de Peso
O excesso de peso é sinônimo de gordura acumulada, o que, devido ao aumento da pressão local, atrapalha o retorno do sangue, dificultando a circulação.
Tabagismo
O cigarro, comedor de colágeno maldito, causa muitos danos também a circulação, vez que compromete a parede dos vasos sanguíneos, deixando-as mais frágeis.
Outros Fatores
Cuidado, ainda, com o uso exagerado de saltos altos, que deixam os músculos da panturrilha em fase de contração constante, também piora o quadro, assim como passar longos períodos sentada ou em pé.
O uso de pílula anticoncepcional também pode agravar o quadro, já que a progresterona possui a capacidade de dilatar o sistema vascular, o que prejudica os vasos.
Vale lembrar que quem usa pílula não deve fumar, pois as chances de sofrer uma trombose venosa são enormes.
No próximo post a gente conversa sobre os tratamentos possíveis, tá?
Beijos
Ju Lopes