Manchas já são “problemáticas”, sobretudo quando estão localizadas no rosto, mas ficam mais problemáticas ainda quando são no buço e causam o “bigodinho”, o que sempre gera, justificadamente, insatisfação nas mulheres.
As manchinhas no buço podem ser desencadeadas por inúmeros fatores, como gravidez, alterações hormonais, depilação, predisposição genética, sol, anticoncepcional e uso de substâncias que queimam a pele, como o limão (aconteceu comigo!).
Quando isso acontece, é preciso procurar um dermatologista para tratar o problema com ativos clareadores específicos, como a hidroquinona, que apresenta excelentes resultados, e o ácido retinóico, dentre outros.
Além dos cremes clareadores, as manchas no buço podem ser tratadas com peelings, laser fracionado e luz intensa pulsada, tratamentos feitos no consultório dermatológico.
Só quem pode determinar o melhor tratamento para cada caso é um dermatologista, que vai avaliar a mancha e propor os cuidados necessários.
Além disso, novamente, o uso do filtro solar é indispensável, e com FPS acima de 30 e proteção contra os raios UVA.
Melhor ainda se o filtro solar em questão possuir ativos antioxidantes como o chá verde e a vitamina C, que combatem os efeitos danosos dos raios solares e protegem a pele.
Vale também lançar mão, sobretudo no verão, dos protetores orais, que complementam o tratamento e protegem a pele.
No próximo post falo um pouquinho da minha mancha e do que fiz pra melhorar, certo?
Beijos
Ju Lopes