Desde que publiquei a fórmula com fatores de crescimento, aquela que uso para deixar os cílios grandões, muita gente envia e-mail perguntando se essa fórmula é eficiente para casos de perda total ou parcial dos cílios.
Antes de responder essa pergunta é preciso saber qual a causa da perda ou queda dos cílios, conhecida como madarose.
Sabe-se que a madarose pode ter inúmeras causas, como dermatites, blefarites, hipotireoidismo, lúpus, sífilis, tracoma, tumores palpebrais, hipertiroidismo e lepra, dentre outras.
Se a queda for do tipo cicatricial, quando há destruição dos folículos pilosos, é altamente improvável que os cílios tornem a crescer.
Mas, se a queda for do tipo não cicatricial, como no caso da dermatite atópica, os cílios voltam sim a crescer.
Assim, antes de começar o tratamento, é preciso analisar quais as causas, pois só assim é possível parar e até reverter, em alguns casos, a perda dos cílios.
Mas, respondendo a pergunta inicial, a fórmula com fatores de crescimento pode sim ajudar nesses casos, já que auxilia no desenvolvimento de um novo folículo, o que acaba por ativar o crescimento do fio.
Além disso, os fatores de crescimento atuam positivamente na queda dos cílios, diminuindo-as, além de fazê-los crescer mais rápidos e deixa-los mais fortes.
No próximo post falo um pouco do tratamento com as prostaglandinas, tá?
Beijos