O verão está chegando e nada mais focado que perder aqueles quilinhos extras. Preparamos uma lista de mitos e verdades nesse processo tãooo puxado! Saiba como não errar na perda de peso e emagrecer com saúde:
1 – Tomar chá verde emagrece: Verdade! Ele é um termogênico, que acelera o metabolismo e ajuda a queimar mais calorias. O ideal é tomar pelo menos um litro de chá por dia, entre as refeições. Outros termogênicos são: pimenta, canela e água gelada.
2 – Comer carboidratos à noite engorda: Mito. O grande segredo está na hora que você come o carboidrato. Ele precisa ser ingerido pelo menos três horas antes de ir dormir para que o corpo consiga utilizar como fonte de energia e não como estoque de gordura. Claro que uma macarronada não é bem-vinda no jantar, mas um sanduíche com pão integral ou sírio está liberado.
3 – Sopa é ideal para quem está de dieta. Mito. O número de calorias da sopa depende do que ela é feita. Se for algo leve, de legumes e sem cremes, pode ser ingerida sem culpa. Já uma sopa que contém creme de leite, é altamente calórica.
4 – Sauna ajuda a emagrecer: Mentira. A sauna tem vários benefícios para a saúde, mas não emagrece. Na verdade, fazer sauna significa perder líquido, o que dá a sensação de estar mais enxuta. Mas com dois copos de água seu peso volta ser como era antes.
5 – Suco de limão emagrece: Verdade! Ele é diurético. E se você tomar um copo de suco de limão, com pepino e maçã, logo no começo da manhã, em jejum, ele tem o poder de fazer uma limpeza no organismo e pode emagrecer até 3kg em um mês.
6 – Fazer academia em jejum emagrece: Mentira. O corpo precisa de energia para fazer exercícios e gastar a gordura localizada. Se você não comer antes de treinar, vai fazer com que seu corpo não use essa gordura estocada como combustível para queimar, e vai partir para o músculo. Ou seja: em vez de gordura, você vai queimar músculo. O que não é nada legal.
7 – Emagrecer rápido demais faz com que a gente engorde mais rápido: Verdade. Quando perdemos muito peso em pouco tempo, podemos estar perdendo massa muscular, o que faz com que o metabolismo fique lento. Ou seja: tudo o que você comer depois de emagrecer, vai ser estocado. E logo vai estar com alguns quilos a mais.