Poucos produtos de cabelos são tão paradoxais quanto o shampoo antirresíduos, que é amado por muitos e temido por outros.
Pra responder a pergunta título deste post é preciso “começar do começo”, explicando exatamente o que é e para que serve esse tipo de shampoo.
O shampoo antirresíduo limpa muito mais que um shampoo comum, pois ele “abre” mais as escamas, retirando os resíduos acumulados pelo uso de leave-in, creme de pentear e demais finalizadores, sendo, por isso, bem mais forte que os shampoos convencionais.
Justamente por ser mais forte, é preciso tomar certos cuidados, pois ele retira também a oleosidade natural dos fios, deixando o cabelo desprotegido.
Quando usado em excesso, pode remover, além dos resíduos e impurezas, componentes essenciais da estrutura do fio, deixando o cabelo extremamente ressecado, o que piora se o cabelo já for ressecado/seco/danificado.
Quem usa tinturas precisa também tomar cuidado no uso, pois ele ajuda a desbotar a cor do cabelo, já que abre as escamas e pode retirar, junto com as impurezas, alguns pigmentos.
São muito utilizados antes de hidratações, justamente porque deixam os fios bem limpos e, consequentemente, preparados para absorver melhor os ativos de tratamento.
De modo geral, a recomendação é de que o uso seja quinzenal, mas há casos e casos.
Um caso onde esse tipo de shampoo ajuda muito é quando, após um determinado tempo utilizando um produto que apresentava ótimos resultados, não vemos efeito nenhum mais.
Nesses casos, tendemos a acreditar que o cabelo “acostumou” com o shampoo ou com o condicionador, e o que acontece de verdade é que o cabelo pode estar cheio de resíduos, o que impede a correta ação do produto. Basta, assim, usar o shampoo antirresíduos de vez em quando para evitar que isso aconteça.
Um sinal claro de que é hora de usar um produto do tipo é quando o cabelo está opaco e pesado, que é quando há um acúmulo grande de impurezas nos fios.
Isso é muito comum em quem trabalha em ambientes de muita fumaça, gordura (restaurantes, lanchonetes) ou para quem usa muitos finalizadores.
Quem sofre com o excesso de oleosidade também tem no antirresíduo um aliado.
A dica de ouro é ficar de olho no pH desse produtos, que costuma ser bem alto.
Prefiram os que possuem o pH mais neutro, como o Intensive Shampoo Charis, que é um antirresíduo de pH neutro indicado para cabelos coloridos e quimicamente tratados.
Beijos
Ju Lopes