O verão já acabou e entramos no outono, mas como este é um país tropical onde, na maioria dos estados, faz sol o ano todo, nada melhor que dicas para ficar “da cor do pecado”. Todo mundo já sabe que filtro solar é de lei, para prevenir o fotoenvelhecimento, evitar manchas e outros problemas, mas só protetor solar não basta pra ter um bronzeado bonito e uniforme.
Esfoliação
É preciso manter a pele esfoliada, para remover a camada de células mortas, e investir em um cardápio rico em alimentos ricos em betacaroteno, pra garantir uma cor mais bonita por muito mais tempo. A esfoliação, velha conhecida de todas nós, é uma excelente arma para um bronzeado mais bonito, e deve- sempre ser feita um pouco antes da exposição solar, para “refinar” a pele, deixá-la mais macia, mais viçosa e renovada. Agora que o verão acabou, e sempre após a temporada de exposição solar intensa, também é importante fazer uma esfoliação caprichada no corpo todo, pois assim garante-se que o “bronze “ duramente conquistado dure mais tempo.
Para quem não tem em mãos um bom esfoliante, existem receitas caseiras que funcionam – e bem! A mais conhecida é a que utiliza cinco colheres de açúcar cristal, 1 colher de flocos de aveia e 6 colheres de óleo de amêndoas. Pode-se, ainda, trocar o óleo de amêndoas por mel, que ajuda a nutrir e hidratar a pele. Basta misturar todos os ingredientes em um vasilhame e passar o corpo úmido, esfregando suavemente e enxágue em seguida. Em seguida, aposte em um bom e potente hidratante!
Alimentos que turbinam o bronzeado!
Além do cuidado com a pele em si e com a parte “externa”, cuidados internos, mais precisamente com a alimentação, garantem o bronze por mais tempo, já que garantem a preparação correta do organismo para “receber” o sol.
O ideal é investir em alimentos ricos em betacaroteno, um antioxidante potente que, ao ser transformado em vitamina A, ajuda o organismo na produção de melanina (que dá pigmento a pele), o que garante uma cor mais duradoura e também uniforme.
Além de ficar com a cor da pele mais bonita, ingerir alimentos ricos em betacaroteno ajuda a combater os radicais livres e, consequentemente, a evitar o envelhecimento.
Quais as Principais Fontes de Betacaroteno?
São muitas as fontes de betacaroteno, como o mamão, a manga, a cenoura, a beterraba, o espinafre, o brócolis e a couve, por exemplo. Aqui só vale uma ressalva: cuidado com os excessos, pois quem consome exageradamente alimentos ricos em betacaroteno pode acabar tendo “carotenemia”, que é nada mais, nada menos, que a pele alaranjada por determinado tempo.
Convém lembrar que, para um maior efeito, os alimentos ricos em betacaroteno devem começar a ser ingeridos, em média, três dias antes da exposição solar.
E, convenhamos, não é nenhum sacrifício, pois mesmo que você não goste do sabor isolado de nenhum desses alimentos dás para acrescentá-los em vitaminas, sucos, saladas, pratos quentes e frios.
O bronzeado agradece!
Beijos
Ju Lopes