Você sabe se pincéis para maquiagem são realmente necessários? O uso destes acessórios está primeiramente ligado à higiene. Ocorre que aplicar cosméticos com as mãos faz com que você transfira bactérias para o rosto, formando oleosidade e também espinhas, bem como para os próprios cosméticos, podendo fazer com que os mesmos estraguem. O objetivo secundário, e não menos importante, dos pincéis para maquiagem é oferecer uma produção de make-up muito mais natural, uniforme e harmonizada, evitando assim as famosas gafes de maquiagem que muitas mulheres cometem ao saírem de casa. Saiba mais então sobre os pincéis para maquiagem em questão.
Quando você aplica qualquer tipo de maquiagem com as mãos, bactérias invisíveis aos seus olhos se transferem dos seus dedos para as embalagens dos produtos que você utiliza, além de se transferirem também para o seu rosto. O resultado deste troca-troca pode ser desastroso: os seus produtos favoritos podem estragar, a sua pele pode se encher de espinhas ou inflamações indesejadas ou ainda produzir muito mais oleosidade do que habitual, deixando o seu rosto brilhando o dia todo e impedindo que a maquiagem se fixe por muito tempo. Os pincéis para maquiagem entram em cena para te livrar das imperfeições.
Contudo, os pincéis também necessitam higienização constante. Existem produtos específicos para lavagem de pincéis ou você poderá fazer a higienização com shampoo comum, deixando os pincéis secarem ao sol assim como você faz com as suas roupas. Já as suas próprias mãos, mesmo que bem lavadas, vão continuar produzindo a temida oleosidade. No mercado da beleza, existem pincéis para todas as áreas do rosto, como, por exemplo, para a aplicação de base, corretivo, pó facial, blush, sombra, iluminador e batom. Além dos fatores citados, os pincéis de maquiagem são os melhores amigos das mulheres por causa de outra grande vantagem.
Ocorre que os pincéis espalham melhor os produtos de maquiagem citados, tornando a produção de make-up muito mais natural, uniforme e harmonizada, como dito anteriormente. Desta forma, as mulheres não pagam mico ao cometerem as famosas gafes de maquiagem. A base, por exemplo, se usada em excesso, pode dar impressão de reboco ou craquelar. O corretivo, por sua vez, pode destacar uma imperfeição ao invés de camuflá-la. O blush em excesso também pode deixar a mulher com cara de quem produz visual para espetáculo de circo. Já o pó facial pode deixar o rosto com aspecto extremamente pálido e doentio.
A vantagem dos pincéis de maquiagem em relação às sombras é que as cores se harmonizam entre si através do esfumado e não se pode perceber a linha de separação entre duas tonalidades, desde que os pincéis sejam usados corretamente, além da pigmentação ser muito mais forte. No quesito iluminador, os pincéis evitam os excessos, bastando ver na imprensa os abusos das celebridades que ficam inteiramente brancas quando expostas aos flashes das câmeras, tudo por causa do iluminador aplicado incorretamente. Os pincéis para aplicação de batons, por sua vez, possuem uma vantagem muito mais bacana para a produção de make-up.
Ocorre que ao usar o batom diretamente nos lábios, o excesso de produto fará com que o batom saia rapidamente e não dure ao longo do dia inteiro. O ideal é aplicar base e pó nos lábios antes para segurar o produto. Depois, aplicar o batom com o pincel para dosar a quantidade de produto. Desta forma, você garante que o batom vai ficar intacto na sua boca por muito mais horas. O pincel de maquiagem para boca também é útil na utilização de batons escuros, que são difíceis de serem aplicados, servindo como um substituto do lápis de contorno.