Lavar os cabelos todos os dias QUEBRA os fios
Quem evita lavar os seus cabelos todos os dias, acreditando que este ato promove a quebra dos fios, com certeza não sabe que esta afirmação é um belo mito. O que acontece é que cada fio de cabelo presente no seu couro cabeludo está em uma determinada fase de crescimento. Parte destes fios já terminaram de crescer e necessitam cair para que novos fios entrem em fase de crescimento. Desta forma, ao lavar os seus cabelos, estes fios que já caíram antes da lavagem se desprendem dos restantes, causando a sensação de que os seus cabelos quebram ao serem lavados.
Como ocorre a QUEDA CAPILAR
A queda dos seus cabelos ocorre por conta de fatores capilares e não por causa das lavagens. Como a questão era se lavar os seus cabelos todos os dias quebra os fios, ao invés de promover a queda, como citado anteriormente, a resposta é a seguinte: outro mito. O que ocorre no caso da quebra capilar é que provavelmente você toma banho com a água quente, vive realizando tratamentos químicos (como alisamento, descoloração ou tintura) e utiliza vapores quentes (do babyliss, da chapinha ou do secador). Tudo isso em conjunto com os fatores ambientais resultam no enfraquecimento das fibras capilares.
Quando as fibras capilares ficam fracas, os seus cabelos se tornam ásperos, danificados, indisciplinados, opacos, porosos, ressecados e volumosos. Estes problemas resultam na quebra capilar, que ao invés de fazer um fio cair da raiz, faz com que o fio se quebre ao meio, favorecendo o frizz. Neste ponto, lavar os cabelos não intensifica o enfraquecimento das fibras capilares, pois as mesmas necessitam água e umidade para se recuperarem. No entanto, a água quente é responsável por casos de quebra capilar. Para evitar as caspas e a dermatite seborréica, não é recomendado lavar os fios diariamente para contornar a oleosidade.
Cuidados com os fios
A falta de cuidados especiais com os seus cabelos também compromete a estrutura dos fios e favorece a quebra capilar. Os seus cabelos necessitam de um ciclo de cronograma capilar, que consiste em alternar hidratação, nutrição e reconstrução. Desta forma, os seus cabelos são recuperados, facilitando a escovação e a modelagem posteriormente. Muitas vezes a quebra capilar ocorre por conta do excesso de tratamentos químicos e vapores quentes. Aí o modo como você penteia as madeixas posteriormente apenas agrava a situação. Produtos hidratantes, nutritivos e reconstrutores de qualidade oferecem resultados imediatos, sendo que rapidamente você sente as madeixas mais suaves.
Antes de usar o babyliss, a chapinha e o secador, também se faz necessário usar um protetor térmico para proteger os fios de serem queimados durante à exposição aos vapores quentes, o que resulta na quebra capilar também. Sem o protetor térmico no final do processo, todo o ciclo de cronograma capilar não adianta nada.
O recomendado é lavar as madeixas um dia sim e outro dia não, pois lavar os cabelos todos os dias, apesar de não provocar a quebra e a queda, como dizem, pode estimular a oleosidade nas raízes de algumas mulheres, pois remove a proteção natural.
Para quem não sabe os produtos hidratantes são responsáveis por contornar o ressecamento, que é causado pela falta de água e umidade natural nas fibras capilares. Os produtos nutritivos, por sua vez, são responsáveis por repor aminoácidos essenciais das raízes até as pontas dos seus cabelos, pois o organismo não faz isso sozinho e nem reestrutura os cabelos danificados sozinho. Os produtos reconstrutores, por sua vez, são uma espécie de tratamento de choque para os fios que estão num estágio mais grave de falta de elasticidade e ameaça de corte químico, que são muito mais frágeis perante as lavagens diárias.