Permanente Afro: Como Cuidar, Compatibilidades, Produtos, Composições

Permanente Afro

Permanente Afro
Permanente Afro

Como Cuidar, Compatibilidades, Produtos, Composições

Confira dicas de como cuidar da permanente afro, compatibilidades, como aliar hidratação, nutrição e reconstrução para fechar as escamas, evitando as todas consequências causadas pelo dano e pela quebra.

Permanente é compatível com tintura?

Quem tem permanente afro pode pintar o cabeloMuitas mulheres se questionam sobre o que é permanente afro e se quem realiza esta técnica pode pintar os seus cabelos. Pois bem, a técnica de permanente afro é realizada pelas mulheres que desejam assumir os seus cabelos crespos, seguindo o caminho contrário de quem prefere as madeixas lisas, onduladas ou cacheadas. Geralmente, as mulheres que procuram fazer o permanente afro já alisaram, ondularam ou cachearam os seus cabelos antes de recorrer à esta opção com um relaxamento em conjunto com uma escova progressiva e após certo período de tempo se arrependeram e desejaram ter as madeixas crespas de volta.

No mercado da beleza, as escovas progressivas são formuladas com guanidina (que não é compatível com tintura permanente e nem com outras químicas) ou com tioglicolato de amônia (que é compatível com tintura permanente, mas não é compatível com guanidina).

No caso específico do permanente afro, a química utilizada para modificar a estrutura das fibras capilares é o tioglicolato de amônia. Isso significa que as mulheres que optam por fazer o permanente afro podem SIM pintar o cabelo. Apesar do tioglicolato de amônia ser compatível com a tintura permanente, mesmo assim a mistura pode causar sérios problemas quando aplicados incorretamente.

Permanente Afro: Porosidade

Como utiliza a mesma química dos alisantes, o permanente afro pode deixar os cabelos danificados, porosos ou ressecados, fazendo com que as mulheres precisem seguir um ciclo de cronograma capilar, alternando hidratação, nutrição e reconstrução, com produtos específicos para os seus novos cabelos crespos e quimicamente tratados.

Se o estado dos fios não está dos melhores, a aplicação de tintura permanente, que também deixa os cabelos danificados, porosos ou ressecados, pode resultar em dois desastres: o efeito chiclete e a quebra, te obrigando a cortar as madeixas em um bom tamanho. O pior é que algumas quebras começam das raízes.

Permanente Afro x Progressiva X Tintura

Para evitar essas ocorrências, principalmente porque as mulheres que fazem permanente afro fizeram escova progressiva antes, o ideal é não misturar o permanente afro com a tintura permanente. Uma dica é ir cortando as madeixas aos poucos até sair toda a parte em que foi feita a escova progressiva, retocando as raízes gradualmente com o permanente afro. Mais fortes e mais resistentes, os fios alterados apenas com permanente afro podem até receber uma tintura permanente, feita por um profissional de confiança no salão de beleza, desde que você siga à risca o ciclo de cronograma capilar, se não, nem arrisque.

Permanente Afro: Como cuidar?

Permanente Afro
Permanente Afro

Quem possui cabelos crespos, faz alisamento e se arrepende, precisa esperar sete meses para voltar a ter fios crespos com a técnica de permanente afro, que utiliza um creme à base de tioglicolato de amônia e vários bigudins. As duas técnicas só são compatíveis se a escova progressiva também tiver a mesma base ao invés de guanidina. Mas, depois de fazer o permanente afro, quais são os produtos que devem ser utilizados para a manutenção das madeixas?

Permanente Afro: Shampoo

Na hora de lavar os cabelos com permanente afro, deve-se utilizar um shampoo que seja de uma linha específica para cabelos crespos e quimicamente tratados.

Deve-se intercalar produtos hidratantes, nutritivos e reconstrutores, que alternadamente tratam o ressecamento, repõem aminoácidos essenciais e reparam as fibras capilares, indo além da função básica do shampoo, que é lavar profundamente os fios, removendo a sujeira, as impurezas e a oleosidade.

Um bom shampoo para cabelos com permanente afro, assim como para qualquer outro tipo de cabelo, é aquele que hidrata as fibras capilares e não deixa os fios ásperos e com escamas abertas.

#1 Deva Curl Low Poo

  • Deva Curl Low Poo 355ml – QueroMuito R$ 70,90 >>Acessar à Loja>>

#2 Deva Curl Delight Low Poo Shampoo

Máscara:

Na hora de lavar os cabelos com permanente afro, deve-se utilizar uma máscara que seja de uma linha específica para cabelos crespos e quimicamente tratados. Deve-se intercalar produtos hidratantes e nutritivos, que possuem funções diferentes para o tratamento das suas madeixas. A máscara hidratante é responsável por repor a água e a umidade natural perdida pelos fios, ao passo que a máscara nutritiva é responsáevl por repor aminoácidos essenciais. Quem possui outra química em conjunto com o permanente afro, precisa ainda de uma máscara reconstrutora, que é responsável por restaurar as fibras capilares danificadas, opacas, porosas, ressecadas e quebradiças.

Condicionador:

Na hora de lavar os cabelos com permanente afro, deve-se utilizar um condicionador que seja de uma linha específica para cabelos crespos e quimicamente tratados. Deve-se intercalar produtos hidratantes e nutritivos, que possuem funções diferentes para o tratamento das suas madeixas. O condicionador hidratante fecha as escamas e suaviza os fios com aspecto áspero, ao passo que o condicionador nutritivo repõe aminoácidos essenciais e sela as cutículas das fibras capilares. Quem possui outra química em conjunto com o permanente afro pode alternar ambos os produtos com um condicionador reconstrutor, que fortalece os cabelos enfraquecidos por causa do tioglicolato.

Modelador de Cachos:

Quem possui cabelos crespos sofre com o frizz, com a indisciplina, com a rebeldia e com o volume dos cachos. Para definir as madeixas, as mulheres que possuem permanente afro necessitam usar diariamente um modelador de cachos, que controla os fios e oferece benefícios como brilho, hidratação, maleabilidade e nutrição. Desta forma, os seus cabelos podem ser soltos e balançados ao vento sem sofrer com um dos problemas citados. O modelador de cachos segura o frizz, a indisciplina, a rebeldia e o volume, permitindo que você solte os seus cabelos sem medo, sem chapinha e sem secador.

Fluído Umidificador:

Quando fazemos procedimentos químicos, as nossas fibras capilares perdem água e umidade natural, ficando ressecados, fracos, opacos e quebradiços, que incentivam a formação de frizz, indisciplina, rebeldia e volume. Muitas mulheres saem de casa com os cabelos molhados ou encharcados de creme, pois assim ficam livres destes problemas, só que a aparência não fica muito legal, não é mesmo?

O papel do fluído umidificador é manter os seus cabelos úmidos sem que os mesmos pareçam molhados ou encharcados. O fluído umidificador também oferece benefícios como brilho, força, hidratação, maciez, maleabilidade e nutrição para os seus cabelos.

HIDRATAR, nutrir e reconstruir

Hidratar, nutrir e reconstruir os cabelos após o permanente afro é importante também no sentido de fazer as madeixas aguentarem toda a técnica, que passa para o enrolamento com bigudins, que são moldes que geram cachos menores ou cachos maiores conforme a sua preferência. Para fazer o permanente afro, você terá que aguardar um prazo de cerca de sete meses após a realização de uma escova progressiva, caso não tenha gostado de esticar os seus fios. Misturar dois procedimentos com tioglicolato de amônia pode destruir as suas fibras capilares. A pausa também vale entre o permanente afro e a tintura.

Quando os cabelos sofrem com o efeito chiclete e com a quebra por conta da mistura de diferentes tipos de químicas, como o tioglicolato de amônia e a tintura permanente, algumas fibras capilares se rompem ao meio, deixando os seus cabelos armados, com frizz e bastante volumosos, daquela forma incontrolável.

Em casos mais graves, o efeito chiclete consiste em deixar os fios com falta de elasticidade. Então, ao serem puxados, estes mesmos fios acabam quebrando, fazendo com que você perca muito cabelo e tenha que cortar as suas madeixas. Há casos em que a quebra acontece bem perto da raiz, deixando pessoas carecas.

Permanente Afro: Como Cuidar, Compatibilidades, Produtos, Composições
5 (100%) 1 Voto

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.