in

O que é escova desprogressiva?

escova desprogressiva
O que é escova desprogressiva?

No mercado da beleza, existe a escova progressiva para alisamento e a escova permanente para deixar os fios crespos. Contudo, há uma novidade recém-lançada no Rio de Janeiro, aqui no Brasil mesmo, para quem procura outro tipo de resultado: a escova desprogressiva. Ela é recomendada para quem quer mesmo assumir os cabelos ondulados, modificando efeito do alisamento. É que existem mulheres que se arrependem de terem feito o alisamento pelo fato do procedimento deixar os fios bastante escorridos durante alguns meses. Então, a escova desprogressiva é uma alternativa para quem quer movimento novamente. Mas, como funciona a tal escova desprogressiva?

A técnica da escova desprogressiva, como o nome aparenta, não desfaz o alisamento, removendo a química dos fios. Na verdade, trata-se de outra química que se sobrepõe, tornando os cabelos ondulados, assim como o efeito do babyliss das novelas, por exemplo. É como se você acordasse todos os dias já pronta para sair de casa. Como as raízes, bem como o comprimento e as pontas, estão lisas e seladas devido ao alisamento, você consegue obter cabelos ondulados com maleabilidade, ou seja, sem frizz e sem volume. No entanto, é preciso seguir tratamentos capilares posteriores, alternando continuamente hidratação, nutrição e reconstrução.

É que a química, presente nestes procedimentos, acaba deixando os fios danificados, porosos e ressecados. Se as madeixas são tratadas diariamente, de forma correta, os riscos para os fios são menores do que para aquelas madeixas que estão sensibilizadas e fracas. Ao contrário da escova progressiva ou da escova inteligente, a escova desprogressiva não deixa as pontas dos seus cabelos espigadas e implorando por um corte. Mas, enquanto algumas mulheres fazem somente a técnica, outras associam as duas ao mesmo tempo. Aí os cuidados especiais devem ser redobrados, afinal, são duas químicas. Uma dica é seguir ciclo de cronograma capilar.

Antes de iniciar o procedimento escova desprogressiva

Antes de iniciar o procedimento, o profissional do salão de beleza questiona qual é largura dos cachos que você quer e o nível da ondulação almejada. Desta forma, você sai satisfeita do local. Quem possui os cabelos naturalmente lisos e quer ter cabelos ondulados pode fazer a escova progressiva, mas é mais difícil de conseguir obter cachos durante o procedimento. Já quem tem os fios mais crespos, consegue tanto trocar os cachos pelo ondulado quanto ondular cabelos lisos.

Seja qual for o seu caso, é preciso analisar bem se é isso mesmo que você deseja, pois não é possível reverter.

Quem está se questionando se a escova desprogressiva faz a remoção da química da escova alisadora, a verdade é que há linhas específicas, com fórmula diferente, para se alcançar isso. No caso da remoção da química do alisamento, aplica-se um shampoo e um creme que são formulados à base de enxofre, substância que oxida o alisamento e ao mesmo tempo hidrata os fios, para não deixá-los em um estado lamentável. Depois, é preciso hidratar, nutrir e reconstruir os fios, pois os mesmos ficam mais fracos, podendo perder água, massa e nutrientes, o que leva à quebra capilar devido ao enfraquecimento.

O procedimento da escova desprogressiva é feita da mesma forma que a escova progressiva tradicional.

Primeiramente, os cabelos são lavados com shampoo antiresíduos. Depois do enxágue, deve-se remover 80% da umidade dos fios com o secador, mas sem escová-los. Aí as madeixas são divididas em pequenas mechas, que são escovadas com o secador e posteriormente recebem dois produtos: um é chamado de estruturador de ondas e o outro é chamado de estabilizador de cachos. Após o tempo de ação, de trinta minutos, são formados os cachos, que darão vida às ondulações. O procedimento termina com jato de ar frio e o enxágue, sem chapinha.

4.8/8 - (175 votos)

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Cacheada pode usar Babyliss?

Máscaras Hidratantes que Salvam o Cabelo