Essa semana estava conversando com a Cris, uma super fofa que segue o Patricinha Esperta, e ela estava falando em suplementação de vitamina D, daí fiquei mega curiosa e fui ver pra que a coisa servia.
Eu já sabia que a vitamina D é fundamental para a formação óssea, mas não tinha a miníma noção de que ela é importante para inúmeras outras coisas.
O certo é que quem quer viver muito e bem, tem que investir pesado na vitamina D, pois ela tem um papel preventivo e terapêutico muito grande, já que, quando seus níveis estão em alta, são menores as probabilidades de aparecerem doenças crônicas, problemas cardíacos e até o câncer.
Já se sabe, também, que essa vitamina, que no organismo funciona como um hormônio, fortalece o sistema imunológico, já que participa da produção de proteínas antibacterianas, o que combate infecções e até doenças autoimunes. Em algumas doenças autoimunes, como a esclerose múltipla, a suplementação em altas doses de vitamina D inibe as manifestações dos sintomas da doença.
Atua, ainda, na fabricação de insulina, garantindo um maior controle da glicose e , por tabela, afastando a diabetes.
Até os 50 anos o nosso organismo tem a necessidade de absorver de 400 a 600 unidades internacionais, sendo que após os 50 anos essa necessidade sobe para 1000.
A parte boa é que para suprir as necessidades do organismo basta tomar 15 minutinhos de sol por dia. A parte ruim é que mesmo em um país tropical como o nosso, mais da metade da população apresenta deficiência de vitamina D! Fiquei boba quando li isso, porque néee, um solzão desses e a gente ainda ter deficiência de algo que é reposto naturalmente pelo sol é meio ilógico.
Mas isso é verdade e com certeza essa vida corrida que a gente leva, colada no computador e sem tempo pra nada, é uma das grandes responsáveis por deficiências como essa.
Alguns alimentos, como o salmão, a sardinha, a gema de ovo, o leite e iogurte enriquecidos, são fontes ricas em vitamina D, mas é possível tomar uma suplementação para garantir a cota diária. Entretanto, de nada adianta a suplementação, ou mesmo a alimentação rica nessa vitamina, sem a exposição ao sol, pois a radiação solar é fundamental para a síntese de vitamina D.
Até então nunca havia prestado muita atenção na vitamina D e, neurótica que sou, sempre corri do sol como vampiro de alho, mas agora juro que vou prestar mais atenção nisso!
E vocês, conseguem tomar os 15 minutinhos de sol por dia ou vão cair matando na suplementação?
Beijos
Ju
@JuLopesL / [email protected]