Sempre fico satisfeita quando escrevo algum post para meninas de peles oleosas, porque essa é a pele predominante no país, e não são poucas as pessoas que penam com esse problema.
“Penar” com o problema parece dramático demais, mas só quem tem a pele oleosa consegue mensurar todos os entraves práticos que ela traz.
Como a minha pele sempre foi oleosa (tenho achado que, depois dos 30, ela anda menos oleosa…), sempre tive que lidar com ela e sei bem como pode ser complicado não conseguir manter a pele seca sequer por uma horinha, ter a cútis mais brilhosa de todas, não conseguir fazer a maquiagem durar, não conseguir usar a grande maioria dos produtos pra pele sem parecer uma “frigideira de batata” e por aí vai. Muita gente não vê nada demais nisso, mas é realmente muito incômodo esse excesso de brilho constante.
Sim, tudo isso é um drama e viver a base de lencinhos anti brilho, lencinhos umedecidos e lavagens faciais constantes, várias vezes ao dia, aliás, é problemático.
Se a gente já sabe que é problemático, vamos para o lógico: como resolver?
Pra começo de conversa, não existe um produto ou um tratamento que acabe com a oleosidade para todo o sempre, porque esse é um problema que quem tem, vai precisar tratar por quase toda vida. Digo quase porque, em muitos casos, após determinada idade, a pele muda e passa a ser menos oleosa ou, em alguns casos, seca.
Mas são muitos os fatores que interferem na oleosidade da pele, fatores que vão desde o uso de um sabonete não adequado a esse tipo de pele, os cosméticos densos e que não são isentos de óleo, até o corte de cabelo, dentre outras coisas.
1- Água Quente: Evite Já!
Tanto no momento do banho quanto no momento de lavar a pele é preciso prestar atenção na temperatura da água, que não pode ser muito quente nem muito fria.
A água muito quente acaba removendo a oleosidade natural da pele, o que gera o famoso efeito rebote, já que o organismo, ao ver que a oleosidade foi removida, passa a produzir ainda mais sebo para “compensar”. Ou seja, a pele vai ficar mais e mais oleosa! Assim, o ideal é optar pela água em temperatura ambiente, no máximo morna.
2- O Sabonete Ideal
Eu vivo batendo na tecla do sabonete para peles oleosas, que deve ser específico, e muita gente fala que é exagero, que ele não é tão importante assim. Só que é, e muito!
O sabonete para peles oleosas vai, além de limpar, ajudar no controle da oleosidade, por isso prefiram sempre as versões adstringentes, as que contém ativos como ácido salicílico e enxofre, por exemplo. Hoje já é possível encontrar bons sabonetes para peles oleosas a preços bem convidativos, e um exemplo disso é a Granado, que tem uma ótima seleção de produtos para peles oleosas, com preços ainda melhores!
3- Produtos Sem Álcool
Produtos ricos em álcool, co os tônicos, demaquilantes e loções de limpeza, devem ser terminantemente proibidos, pois apesar de garantir um frescor imediato, o álcool gera o efeito rebote que faz a pele produzir cada vez mais sebo. Ou seja, não compensa e só piora o problema!
4- Proteção Solar
Protetor solar é mais básico que pasta de dentes e isso todo mundo já sabe, certo? Só que eles são, na sua maioria, oleosos, grosso, pegajosos e muito densos, o que não combina nada com a pele oleosa.
Bom, mas como não dá pra dispensar o filtro solar, o que nos resta é procurar opções mais sequinhas, e elas existem! É essencial que o produto seja oil free e que tenha uma consistência mais leve, sendo bem fluido, em gel ou em creme-gel.
Adcos, Libbs e Roc possuem bons produtos que protegem a pele sem “pesar”!
5- Maquiagem
A maquiagem para peles oleosas precisa ser isenta de óleo (base e corretivo) e, preferencialmente, mais leve, pra não entupir os poros e não piorar ainda mais a oleosidade.
Uma tática comum para controlar o brilho é lançar mão do pó, e isso não é problemático desde que a pele seja devidamente higienizada todos os dias para que resquício do pó não entupa os poros e piore o problema.
O pó mineral, assim como os que são específicos para peles oleosas são as melhores opções.
6- Lenços Umedecidos: Sim ou Não?
Antes de conhecer os lenços anti oleosidade, era fã (sou, aliás) dos lenços umedecidos, aqueles de neném. Gostava e usava tanto que comprava os baldinhos, sabe? Acho que eles ajudam muito na medida em que melhoram a sensação melequenta da pele, proporcionando um certo conforto, mas, infelizmente, não possuem nenhum tipo de ação que ajude no controle da oleosidade. Dependendo do lenço, o efeito pode ser contrário e a oleosidade pode piorar, por isso é melhor lançar mão dos lencinhos anti oleosidade, que secam o brilho do rosto, mas não geram mais oleosidade.