Como Tratar A Acne

O tratamento da acne é feito de maneira tópica e/ou oral, sendo que o mais comum é usar medicamentos tópicos, como pomadas, ficando o tratamento oral para casos de maior gravidade.

Dentre os tratamentos tópicos, os mais usados são a tretinoína, a isotretinoina, o tazaroteno, o adapaleno, o ácido azeláico e antibióticos como a clindamicina e a eritromicina.

A tretinoína, que é um retinóide tópico derivado da vitamina A indicado para o tratamento da acne não-inflamatória, tem ação queratolítica, ou seja, atua no combate a produção excessiva de células mortas contendo queratina que, quando se junta com o sebo, obstrui os poros.

Além disso, a  tretinoína ajuda no combate a  proliferação das bactérias nas glândulas sebáceas.

O tratamento com a tretinoína é feito no período noturno, já que ela é fotossensível, e o período mínimo é de 12 semanas.

O ácido azeláico possui efeito queratolítico, atuando na desobstrução dos poros, antibacteriana, já que elimina as bactérias relacionadas à acne e anti-inflamatória, pois diminui a inflamação característica.

 O ácido azeláico (geralmente a 20%) é utilizado tanto para reduzir a produção exacerbada de sebo quanto para clarear as manchas.

O adapaleno e o tazaroteno oferecem resultados significativos, com o benefício de causar menos irritação e fotossensibilidade.Outro medicamento que também causa menos irritação é o adapaleno.

Quando o quadro é de acne moderada ou severa, é indicado o uso de antibióticos em baixas doses e por um período não inferior a seis meses. A escolha inicial, exceto em casos de sensibilidade à substância, é a tetraciclina, seguida da eritromicina.

Um remédio que deve ser avaliado com cuidado por causa dos efeitos colaterais graves é a minociclina, que pode causar desde hiperpigmentação, até doenças como  lúpus e  hepatite autoimune.

Quando não há resposta favorável aos tratamentos convencionais, a indicação é usar isotretinoína oral, que é assunto do nosso próximo post!

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

Como Tratar A Acne
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

2 Comments
  1. Olá. Não tenho espinhas, mas tenho alguns cravos, e gosto de usar os produtos clearskin da Avon. Pelo menos em mim, eles fazem efeito !

  2. então , queria saber uma receita caseira pra acne !

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.