O tratamento da acne é feito de maneira tópica e/ou oral, sendo que o mais comum é usar medicamentos tópicos, como pomadas, ficando o tratamento oral para casos de maior gravidade.
Dentre os tratamentos tópicos, os mais usados são a tretinoína, a isotretinoina, o tazaroteno, o adapaleno, o ácido azeláico e antibióticos como a clindamicina e a eritromicina.
A tretinoína, que é um retinóide tópico derivado da vitamina A indicado para o tratamento da acne não-inflamatória, tem ação queratolítica, ou seja, atua no combate a produção excessiva de células mortas contendo queratina que, quando se junta com o sebo, obstrui os poros.
Além disso, a tretinoína ajuda no combate a proliferação das bactérias nas glândulas sebáceas.
O tratamento com a tretinoína é feito no período noturno, já que ela é fotossensível, e o período mínimo é de 12 semanas.
O ácido azeláico possui efeito queratolítico, atuando na desobstrução dos poros, antibacteriana, já que elimina as bactérias relacionadas à acne e anti-inflamatória, pois diminui a inflamação característica.
O ácido azeláico (geralmente a 20%) é utilizado tanto para reduzir a produção exacerbada de sebo quanto para clarear as manchas.
O adapaleno e o tazaroteno oferecem resultados significativos, com o benefício de causar menos irritação e fotossensibilidade.Outro medicamento que também causa menos irritação é o adapaleno.
Quando o quadro é de acne moderada ou severa, é indicado o uso de antibióticos em baixas doses e por um período não inferior a seis meses. A escolha inicial, exceto em casos de sensibilidade à substância, é a tetraciclina, seguida da eritromicina.
Um remédio que deve ser avaliado com cuidado por causa dos efeitos colaterais graves é a minociclina, que pode causar desde hiperpigmentação, até doenças como lúpus e hepatite autoimune.
Quando não há resposta favorável aos tratamentos convencionais, a indicação é usar isotretinoína oral, que é assunto do nosso próximo post!
Beijos
Ju
@JuLopesL / [email protected]
https://www.facebook.com/JuLopesPE