Isotretinoína X Acne

A isotretinoína é um dos remédios mais usados no mundo para combater a acne, pois ela é o único medicamento que ataca todas  as causas do problema, já que atua na redução da secreção de sebo e das glândulas sebáceas, na inflamação, na comedogênese e na colonização do propionibacteruim, que são as bactérias relacionadas ao aparecimento da acne.

Ela pode ser utilizada em casos de acne moderada, grave, nódulo cística, conglobata e com tendência a cicatrizes.

Apesar de ser o único tratamento de resultados permanentes, com índices de cura que chegam a 90%, a isotretinoína pode causar inúmeros efeitos colaterais não tolerados por muitos pacientes, já que o tratamento é longo, durando cerca de 10 meses, e as restrições podem ser limitantes.

Os efeitos colaterais da isotretinoína incluem ressecamento labial e  cutâneo seguido de descamação, que, apesar de ser de baixa gravidade, incomoda muito os usuários desse medicamento e influi bastante na recusa do tratamento. Outro fator que influi na recusa é  o fato de que o sol em excesso deve ser evitado.

O medicamento pode causar, ainda, queda capilar, sangramento nasal, dor de cabeça, dores nas articulações, aumento do colesterol e alterações das enzimas hepáticas.

Em alguns casos há uma piora no quadro do paciente no início do tratamento com a isotretinoína, mas isso não é regra.

É importante ressaltar que gestantes estão proibidas de usar esse medicamento, pois ele pode causar má-formação fetal. Além disso, caso esteja em tratamento e queira engravidar, a mulher deve esperar no mínimo um mês após o final do tratamento, pois mesmo com a suspensão de uso, o medicamento permanece no organismo por até 30 dias.

Além disso, antes do início do tratamento é preciso passar por uma bateria de exames para avaliar as condições do fígado e os níveis de colesterol.

Conheço várias pessoas que usaram isotretinoína oral e o que ouço de todas elas é que é um tratamento que compensa muito, porque o ressecamento, a descamação e os outros efeitos colaterais decorrentes do uso dessa substância são mínimos se comparados com os benefícios que ela proporciona, já que a acne severa interfere na autoestima, no convívio social e na qualidade de vida.

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

Isotretinoína X Acne
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

8 Comments
  1. Luciana Cardoso disse:

    Li em uma matéria na internet que algumas mulheres estão usando a Isotretinoina para tratar das rugas, alguem conhece alguma pessoa que tenha usado para o remédio para este fim?

  2. Uso a isotretinoína (Roacutan) desde o final de outubro de 2011, e tem valido a pena realizar o tratamento. Tenho dores de cabeça praticamente todos os dias, meus lábios ressecaram bastante (mas nada que batom/ gloss/ protetor/ bepantol não resolvam, rs), no começo tive bastante enjoo, os braços estão um pouco ressecados… Mas a oleosidade do rosto já diminuiu consideravelmente, cravos do nariz e do queixo já quase não existem (eu tinha MUITOS).
    Enfim, está valendo a pena! Meu problema não é a quantidade de espinhas, mas a resistência delas aos tratamentos aos quais já me submeti.
    Gostaria de compartilhar experiências com quem esteja usando atualmente o Roacutan!
    Beijos!

  3. débora piai disse:

    uso e recomendoo! realmente os efeitos colatereis são mínimos.. ((:

  4. Alessandra Morais disse:

    Eu usei o Roacutan já tem cinco anos. Pra mim foram poucos efeitos colaterais como ressecamento da pele e de mucosas e maior sensibilidade à luz.
    Eu odiava a minha pele, pois era MUITO oleosa, por isso, optei por fazer este tratamento. Hoje, a minha pele é mista no verão e um pouco ressecada no inverno, tenho uma ou duas espinhas por mês quando chega o período de TPM.
    E eu só preciso usar um bom sabonete, tônico e filtro solar adequados a minha pele, e no inverno um creme mais pesado para evitar o ressecamento.
    Eu amei o tratamento, a minha pele melhorou MUITO.

  5. Usei o Roacutam por 6 meses e indico muito…só tenho arrependimento de não ter usado antes. Os efeitos colaterais são severos sim, mas se vc tomar os devidos cuidados não vão incomodar tanto. Agora é PROIBIDO ENGRAVIDAR, pois já vi no hospital que trabalho um bebê que nasceu com má formação devido ao usodo roacutan ( amãe engravidou sem querer usando o medicamento).

  6. Eu tbem fiz tratamento com este medicamento, uns 8 anos atrás e minha pele ficou ótima não tive mais acne severa nem aquele vermelhidão, mas de 2 anos pra cá comecei a ficar com a pele oleosa de novo e umas pequenas espeinhas na testa, mas aquela aparecencia que tinha antes nunca mais!

  7. Estou fazendo o tratamento no momento comecei a uns 15 dias e o quadro de uma semana para cá pioro muito está saindo muitas espinha internas externa quase nenhuma mais interna demais será que isso é normal? quem já tomou me responde ai fazendo favor!

  8. thomas camargo parreiras moreira disse:

    O 1 os dermatologistas da minha cidade são muitos mentirosos 4 anos uso asepixia sabonete e creme e nada minha pele e muito oleosa e o asepixia não combate e mentira e esse medicamento ACNE,ROACUTAM E ISOTRETINOÍN FALA PRA GENTE NÓS QUE SOMOS ADOLESCENTES PRECISAMOS DE UMA EXTREMA AJUDA AS ESPINHAS SÓ PRA FALAR ATRAPALHA MEU COTIDIANO E MINHA VIDA DE INFÂNCIA QUE TIVE NÃO AGUENTO MAIS PRECISO DE AJUDA SERIA PORQUE OS DERMATOLOGISTAS DA MINHA CIDADE SÃO BERNADO DO CAMPO SÃO PÉSSIMOS POR FAVOR AJUDEM QUAL DESSES DEVO USAR E SERIO :
    1ACNE
    2ROACUTAM
    2ISOTRETINOÍN

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.