in ,

Isotretinoína X Acne

A isotretinoína é um dos remédios mais usados no mundo para combater a acne, pois ela é o único medicamento que ataca todas  as causas do problema, já que atua na redução da secreção de sebo e das glândulas sebáceas, na inflamação, na comedogênese e na colonização do propionibacteruim, que são as bactérias relacionadas ao aparecimento da acne.

Ela pode ser utilizada em casos de acne moderada, grave, nódulo cística, conglobata e com tendência a cicatrizes.

Apesar de ser o único tratamento de resultados permanentes, com índices de cura que chegam a 90%, a isotretinoína pode causar inúmeros efeitos colaterais não tolerados por muitos pacientes, já que o tratamento é longo, durando cerca de 10 meses, e as restrições podem ser limitantes.

2012 01 101 - Isotretinoína X Acne

Os efeitos colaterais da isotretinoína incluem ressecamento labial e  cutâneo seguido de descamação, que, apesar de ser de baixa gravidade, incomoda muito os usuários desse medicamento e influi bastante na recusa do tratamento. Outro fator que influi na recusa é  o fato de que o sol em excesso deve ser evitado.

O medicamento pode causar, ainda, queda capilar, sangramento nasal, dor de cabeça, dores nas articulações, aumento do colesterol e alterações das enzimas hepáticas.

Em alguns casos há uma piora no quadro do paciente no início do tratamento com a isotretinoína, mas isso não é regra.

É importante ressaltar que gestantes estão proibidas de usar esse medicamento, pois ele pode causar má-formação fetal. Além disso, caso esteja em tratamento e queira engravidar, a mulher deve esperar no mínimo um mês após o final do tratamento, pois mesmo com a suspensão de uso, o medicamento permanece no organismo por até 30 dias.

Além disso, antes do início do tratamento é preciso passar por uma bateria de exames para avaliar as condições do fígado e os níveis de colesterol.

Conheço várias pessoas que usaram isotretinoína oral e o que ouço de todas elas é que é um tratamento que compensa muito, porque o ressecamento, a descamação e os outros efeitos colaterais decorrentes do uso dessa substância são mínimos se comparados com os benefícios que ela proporciona, já que a acne severa interfere na autoestima, no convívio social e na qualidade de vida.

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

Escrito por Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima. Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas.

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2012 01 11 - Como Tratar A Acne

Como Tratar A Acne

2012 01 102 - Mitos de Beleza

Mitos de Beleza