A isotretinoína é um dos remédios mais usados no mundo para combater a acne, pois ela é o único medicamento que ataca todas as causas do problema, já que atua na redução da secreção de sebo e das glândulas sebáceas, na inflamação, na comedogênese e na colonização do propionibacteruim, que são as bactérias relacionadas ao aparecimento da acne.
Ela pode ser utilizada em casos de acne moderada, grave, nódulo cística, conglobata e com tendência a cicatrizes.
Apesar de ser o único tratamento de resultados permanentes, com índices de cura que chegam a 90%, a isotretinoína pode causar inúmeros efeitos colaterais não tolerados por muitos pacientes, já que o tratamento é longo, durando cerca de 10 meses, e as restrições podem ser limitantes.
Os efeitos colaterais da isotretinoína incluem ressecamento labial e cutâneo seguido de descamação, que, apesar de ser de baixa gravidade, incomoda muito os usuários desse medicamento e influi bastante na recusa do tratamento. Outro fator que influi na recusa é o fato de que o sol em excesso deve ser evitado.
O medicamento pode causar, ainda, queda capilar, sangramento nasal, dor de cabeça, dores nas articulações, aumento do colesterol e alterações das enzimas hepáticas.
Em alguns casos há uma piora no quadro do paciente no início do tratamento com a isotretinoína, mas isso não é regra.
É importante ressaltar que gestantes estão proibidas de usar esse medicamento, pois ele pode causar má-formação fetal. Além disso, caso esteja em tratamento e queira engravidar, a mulher deve esperar no mínimo um mês após o final do tratamento, pois mesmo com a suspensão de uso, o medicamento permanece no organismo por até 30 dias.
Além disso, antes do início do tratamento é preciso passar por uma bateria de exames para avaliar as condições do fígado e os níveis de colesterol.
Conheço várias pessoas que usaram isotretinoína oral e o que ouço de todas elas é que é um tratamento que compensa muito, porque o ressecamento, a descamação e os outros efeitos colaterais decorrentes do uso dessa substância são mínimos se comparados com os benefícios que ela proporciona, já que a acne severa interfere na autoestima, no convívio social e na qualidade de vida.
Beijos
Ju
@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br
https://www.facebook.com/JuLopesPE